ARLA/CLUSTER: Exame de Amador para a categoria 1

Quinta-Feira, 10 de Novembro de 2011 - 17:52:53 WET

Pois, mas acho francamente que há muitas mais "questões em particular carecem de objectividade" que não só as apresentadas. Ao ler este exame para a categoria 1, muito mais do que nos restantes conhecidos para as 2 e 3, fiquei preocupado com a exacta falta de objectividade em algumas questões colocadas.

Chamo a vossa atenção, em particular a todos os que pretendem realizar qualquer exame de aptidão para qualquer categoria, que em caso de decisão de reprovação cabe recurso para o presidente do conselho de administração do ICP-ANACOM.

B. Da prova de exame de aptidão:
1. Compete ao ICP-ANACOM proceder à elaboração das provas dos exames de
aptidão de amador, bem como à correcção das mesmas e à aprovação ou
reprovação dos candidatos.

2. As matérias dos exames de aptidão são baseadas na Recomendação da CEPT
T/R 61-02, no ERC Report 32 e no ECC Report 89, respectivamente para as
categorias 1, 2 e 3 e constam do Anexo 1.

3. A prova consiste num conjunto de 40 perguntas com 4 hipóteses de resposta,
em que cada pergunta com resposta certa vale 1 ponto, cada pergunta não
respondida vale 0 ponto e cada pergunta com resposta errada tem uma
penalização de 1/4 ponto, ficando aprovado no exame de aptidão o candidato
que obtenha a classificação mínima de 20 pontos.

4. A prova de exame de aptidão para uma dada categoria pode conter perguntas
sobre matérias assinaladas para exame de aptidão nas categorias anteriores.

5. O exame de aptidão tem a duração de 60 minutos e não são permitidos
quaisquer elementos de consulta.

6. Da decisão de reprovação cabe recurso para o presidente do conselho de
administração do ICP-ANACOM

João Costa(CT1FBF)