ARLA/CLUSTER: Viagem CT1TE/MM

Julio Cesar ct1bwi gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2011 - 21:38:44 WET

Viva Carlos

O Destino Trágico da Tahiti Nui..  Tenho por cá e em dois suportes,
físico ( em papel ) e digital, assim como muitos outros da mesma época e
sobre o mesmo tema:

- As expedições do Thor Heyerdahl  ( Expedições da Kon Tiki, da Tigris e
da Ra para alem de outros do mesmo autor ).

- As do Hans Hass ( Entre Corais e Tubarões ) e do Bernard Gorsky ( A
Expedição Moana )

- Do Joshua Slocum ( Sózinho á Volta do Mundo ) - ele foi o primeiro
navegador solitário a dar a volta ao mundo...

... e muitos outros.

Para abrir o apetite aqui vai uma passagem da Tahiti Nui..

Neste abrigo relativamente calmo e quente, os cinco homens, os que
dormem e os que velam, não duvidam nem por um instante que o mundo
concentra neles a sua atenção.

Subitamente exclama :

--- Alain, cá está...! Ti Ti Ta Ti... Ta Ta Ta... Atención, Balsa
Tahiti-Nui de fragata Baquedano, adelanto cambio...
--- Ta Ti Ta Ti, Ta Ti Ta Ti... CCBQ Baquedano de F08AP/MM Tahiti-Nui...

Longe, a centenas de milhas, os marinheiros dão largas ao seu júbilo.

O fio, finalmente tenso, que faz comunicar homens em perigo com os que
voam em seu socorro, esse fio invisível que liga uns à vida ameaçada e
os outros ao objecto da sua missão, não se estabeleceu por acaso. É a
consequência normal, lógica, de uma concepção rigorosa dos aparelhos
utilizados, tão simples como sólidos e eficazes e que, dia a dia, devem
manter constantemente as radiocomunicações entre a jangada Tahiti-Nui,
por um lado, e por outro, a Marinha Nacional, Roland d'Assignies, o
nosso correspondente de Taiti, e os radioamadores de todo o mundo.

Este livro, porém, não é um livro técnico mas uma história tão viva
quanto me foi possível escrevê-la. Contudo todas as observações e todos
os resultados nele relatados são rigorosamente exactos e poderão ser
utilizados sem temor por todos aqueles a quem interessarem os estudos
sobre a propagação das ondas de rádio nas regiões que atravessámos, ou
sobre as radiocomunicações regulares a grande distância e com pequena
Potência.

E aqui tens o emissor da jangada.. um espanto!

Se quiseres o livro digitalizado põe o dedo no ar ---  Preço: Uma bica!!

73 e um abraço do CT1BWI

*Julio Cesar*

*http://www.aerodromo-cascais.pt*
*http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html*