ARLA/CLUSTER: T32C - Uma grande expedição patrocionada pelo GPDX

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Novembro de 2011 - 17:41:17 WET


Terminou a expedição T32C -  Kiritimati (Christmas Island) A expedição foi um êxito....

Foram efetuados mais de 200.000 QSO's perto de 60.000 foram com estações europeias. Excelente escolha que fez o GPDX ao patrocinar esta expedição, mais de 10 recordes mundiais foram ultrapassados nesta expedição, e muitos QSO's foram novos contactos entre países.

 Vamos aos detalhes....

Entre 1 e 24 de outubro de 2011, 38 rádio-amadores de 11 países ativaram a Ilha de Kiritimati (Christmas Island) na linha de ilhas ao norte do arquipelego, que contitui  a República de Kiribati. A DXpedition foi organizado pela Five Star DXer Association (FSDXA) usando o indicativo T32C.

Embora o planeamento para a DXpedition tenha começado mais de dois anos antes, nem tudo correu como planeado. Um contentor  marítimo com cerca 8 pés de altura por 8 pés de largura e com 20 pés de comprimentos (mais ou menos 2,4 metros X 2,4 metros por 6 metros de comprimento) contendo 16 tranceptores Yaesu FT DX 5000  e 16 amplificadores lineares Yaesu VL-1000, dois geradores de 11 KVA  a diesel, as antenas e muito, muito mais (cabos etc..) foi enviado do Reino Unido para Ilha Christmas em fevereiro de 2011. Embora o contentor tenha sido desembarcado, desembarcou em Suva (Fiji) em abril de 2011, ficou claro a apenas duas semanas antes do início da DXpedition que, devido a um conjunto infeliz de circunstâncias, não seria possível envia-lo para Christmas Island a tempo.

O que fazer? Decidiu-se transportar á mão os equipamentos, tanto quanto possível para a ilha e prosseguir com a DXpedition. Graças a uma resposta tremenda dos nossos patrocinadores, membros da equipe e da comunidade de radioamadores, dez novos Yaesu FT450D transceptores (cortesia de Yaesu), nove amplificadores lineares e mastros de fibra de vidro foram rapidamente enviados para Honolulu para aguardar o transporte em mão para a Ilha Christmas .

No dia 28 de Setembro, a equipa efectua o "check-in" com a Air Pacific para o vôo para a ilha Christmas, com aproximadamente 450 kg de bagagem em  excesso. Tendo embarcado no avião pensou-se que nada mais poderia correr mal. Não é completamente verdade, imagine  a cara dos operadores quando o comandante da aeronave anunciou um atraso devivado do excesso de carga.  Felizmente, ele optou por remover alguma da carga comercial e não o equipamento da expedição.

Apesar dos problemas iniciais encontrados, a DXpedition foi um grande sucesso efectuando 213 169 QSO's estabelecendo pelo menos 10 novos recordes mundiais. 

Além disso  foram efectuados os primeiro QSOs Terra-Lua-Terra em 6m de T32, bem como o primeiro QSOs terrestres em 6m com o Brasil, Paraguai e Nova Caledônia.

------------------------------------

Fonte GPDX  yahoogrupos.com.br Em nome de CT1EKD




Mais informações acerca da lista CLUSTER