ARLA/CLUSTER: Pedido de informação

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 1 de Novembro de 2011 - 22:45:34 WET

Prezado colega Amadeu Rosa, CT2HGL.

Não consegui perceber muito bem o que o amigo quer, visto que a Delta
Loop simples, e segundo aquilo que li, dependendo da configuração,
distancia ao solo, etc, tem normalmente na pratica no ponto de ataque
uma impedância perto de 102 Ohm (teoricamente pode ir dos 90 a 150
ohm), e como não existe um cabo coaxial com essa impedância
especifica, e sendo mais fácil adquirir cabo de 75 Ohm, usa-se este
stub, com aproximadamente 1/4 de onda. Alias, vários autores defendem
mesmo que a melhor opção seria utilizar-se um balun, se não com a
impedância encontrada na montagem pelo menos de uma  relação inicial
de 1:4.

Uma outra solução, que pode ser extrapolada a partir deste esquema
http://www.iw5edi.com/ham-radio/?dl2hcb-multiband-delta-loop,28 era
ter uma Delta Loop dual-band (80 e 40m) esta sim com um stub de
acoplamento de 1/4 de onda para os 40mts e com linha de alimentação de
450 ohm. Alias, uma das grande vantagem, entre outras, de se usar
linha paralela em relação aos cabos coaxiais é que a linha a grandes
distancias tem umas perdas completamente  insignificantes comparada
com os cabos coaxiais. Tem é de ser mantida "direitinha" e afastada de
tudo o resto, especialmente, se for metálico.

João Costa (CT1FBF)

ARLA/CLUSTER: Pedido de informação
Amadeu Rosa ct2hgl sapo.pt
Domingo, 30 de Outubro de 2011 - 15:57:37 WET

   Boa tarde caros colegas.
Haverá por aqui algum colega quee me diga como calcular as
"escadinhas" para uma
delta loop. Eu sei que se pode fazer o mesmo com um cabo coaxial de 75 homs.
Mas feito com escadinhas permite, no meu entender, um melhor acesso às
outras bandas
  73 do ct2hgl Amadeu Rosa