ARLA/CLUSTER: O futuro não está nas baterias mas em super-condensadores.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 30 de Maio de 2011 - 18:48:51 WEST


O futuro dos veículos eléctricos poderá estar nos super-condensadores 
   
Elon Musk, o CEO da Tesla Motors acha que o futuro dos veículos eléctricos não está nas baterias mas em super-condensadores. Numa conferência no Forum Cleantech em San Francisco, Elon Musk disse perante a assembleia que aposta nos super-condensadores e não nas baterias para introduzir um novo avanço na autonomia dos veículos eléctricos. 

Num artigo publicado no jornal Nature Nanotechnology é descrita também uma nova tecnologia desenvolvida pelo Prof Paul Braun da Universidade de Illinois, onde um novo cátodo permite um carregamento ultra rápido de baterias de iões de lítio (9s) e baterias NiMH (3,6s). 

Em termos práticos estes testes permitem prever que as baterias de iões de lítio se possam recarregar até 90% da capacidade em cerca de 2 minutos! Nas baterias modernas existentes no mercado, a sua capacidade de carregar e descarregar rapidamente traduz-se numa autonomia mais reduzida. Aparentemente este novo cátodo usado nos testes, não afecta essa autonomia e segundo Paul Braun, estas ficam com a “potência de um condensador e uma energia de bateria”.

Ao contrário das baterias, os super-condensadores não perdem as propriedades de armazenar energia com o uso e a idade. Como consequência disso poderiam permitir que os donos de veículos eléctricos não se preocupassem com o facto de as baterias se gastarem e perderem as suas propriedades. Os super-condensadores potencialmente também possuem uma densidade de potência maior do que as baterias, o que não é totalmente real com a tecnologia existente. Estes também se descarregam mais rapidamente do que as baterias, podendo um carro ficar descarregado simplesmente se estiver parado algum tempo sem andar. 

E isto em que é que se poderia traduzir nos carros eléctricos actuais?

Aparentemente pouco com as infra-estruturas actuais, pois não há muitos locais que permitam os níveis de potência necessários para carregamentos deste tipo. Resta esperar por novos desenvolvimentos. 

Elon Musk conhece o assunto e estudou os condensadores a fundo na Universidade de Stanford antes de fundar juntamente com outros sócios o portal de pagamentos Paypal. A sua vontade de incluir esta tecnologia num futuro Tesla é também óbvia. Se a Tesla conseguir aplicar esta tecnologia nos seus veículos poderão conseguir uma autonomia muito maior. 

Uma outra empresa, a EEstor tenta colocar actualmente um veículo com tecnologia similar no mercado. 


Fonte: Blog Veículos Electricos PT




Mais informações acerca da lista CLUSTER