ARLA/CLUSTER: YAGI versus Helicoidal

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 28 de Maio de 2011 - 23:23:59 WEST

Hoje fiz uma comparação entre uma TONA de 35 elementos e uma helicoidal de
20 espiras. Aproveitei o Facto do CT1FBF estar na Arrábida (cerca de 70 km a
N de Sines)  para fazer um rápido teste em 23cm.
O CT1FBF utilizava uma helicoidal de 20 espiras, igual à minha, montada num
tripé. Do meu lado utilizei uma TONA de 35 elementos na ponta da torre, com
22m de heliax LDF4-50A de 1/2". Potencias eram 10 watts do meu lado e 1 watt
do lado do FBF.
Os resultados foram surpreendentes, mesmo tendo em conta a diferença para
-3dbs devido à polarização ser horizontal do meu lado e RHCP do lado do FBF.
Estabelecido o contacto, os sinais eram de 9+10 / 20. depois mudei para a
helicoidal. Atenção que aqui pia mais fino, pois eu tinha a Helicoidal na
mão, dentro do shack, com cerca de 5m de RG213. Para o lado da Arrábida a RF
ainda tem que passar pelo apartamento do vizinho do lado para então apanhar
terreno livre. Realmente esperava um sinal de 5 5 ou 5 6!!! Afinal a antena
estava dentro de casa, enquanto essa "coisa" que se parece com uma antena, e
a que chamam TONA, está bem desafogada e no alto de uma torreta de 8m,
colocada na casa do elevador. Restabelecido o contacto, verifiquei com
surpresa que o sinal não era 5 5 ou 5 6, mas sim fundo de escala para ambos
os lados!...Mesmo com a antena dentro de casa!!!...Isto reforça o que sempre
disse!!!...Para 23cm as helicoidais são antenas excelentes!!! Principalmente
quando do outro lado está outra igual!...Por alguma razão, esta antena foi
muito usada nas actividades aeroespaciais!....Já estou a ver o FFU a fazer
outra helicoidal, pois nunca teve lá muita fé nestas antenas. Para mim não
quero outra! ...Helicoidal forever!!!!...Só preciso de ir tirar a "coisa" à
torre, e substitui-la pela Helicoidal!
--
*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*