Re: ARLA/CLUSTER: Propagação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011 - 19:05:45 WEST

Colega Rui Mota

Em que frequência?...Tem que ter em consideração vários factores. A
frequência e a hora!... Pela frequência deve determinar se está a utilizar
 SKYWAVE ou NVIS. Por outro lado tambem pela frequência saberá qual o grau
de absorção da camada "D".
Saiba que quanto mais baixa é a frequência mais a camada "D" absorve os
sinais. Com uma NVIS  a pouco mais de 6,5 MHz, e com a camada "D" tipo mata
borrão, nos 80m à hora da vertical do Sol, não conseguia fazer um QSO por
reflexão ionosferica. Se conseguisse chegar a 10km de distância com 100
watts, por onda terrestre já estava com sorte!
A camada "D" não reflecte a energia radioeléctrica, mas absorve-a. Essa
absorção é tanto maior quanto mais baixa for a frequência, e pode chegar a
mais de 30dBs durante as horas diurnas nos 80m. Como é a camada mais baixa.
situando-se entre os 90 e os 120 Km de altitude, as ondas electromagnéticas
para se reflectirem na F2 tem que atravessar em primeiro lugar esta camada.
Se ela estiver tipo "mata borrão" como tem estado é facil  "ver o filme".
Falta dizer que esta camada só existe durante as horas solares, e que
desaparece ao fim do dia. Por isso, durante as horas de Verão, em que o Sol
"aperta", ela fica muito activa e absorve tudo o que lhe toca. Daí os sinais
durante algumas horas por volta do pico solar serem fortemente atenuados.
Esta camada é a responsável pela atenuação extraodinária das ondas médias
durante o dia, evitando que estas se propaguem por NVIS e SKYWAVE e so se
propaguem por onda terrestre, limitando o seu alcance a pouco mais de uma
centena de Km. Dai à noite poder escutar estações longinquas de onda média,
porque a camada "D" desapareceu, e a onda média já se propaga por SKYWAVE e
NVIS.
Em ondas longas a onda terrestre propaga-se por milhares de km sem
necessitar de se reflectir na ionosfera. A onda terrestre é o contrário do
comportamento da skywave, pois quanto mais baixa for a frequência, maior é o
alcance em onda terrestre.
Por acaso hoje estive nos 20m e nos 40m. Nos 40m a camada "D" estava
"terrivel". Já nos 20m havia esporádica e permitiu-me falar com o CT1DYB lá
no Norte com sinais de 59+30.

73 de CT4RK

No dia 27 de Maio de 2011 16:35, Rui Mota <ct5goq.rui  sapo.pt> escreveu:

>  Boas tardes caros colegas,
>
> Já vi dias melhores aonde a propagação em HF estava bem melhor que hoje
> http://www.swpc.noaa.gov/sxi/images/latest_goes15.png
>
> contudo amanhã vai estar um pouco melhor que hoje.
>
> Um abraço
> 73's de :
> ------------------------------------
> CT5GOQ / Rui Mota
> QTH - Locator : IM58ix
> ZQ Zone 14 / ITU 37
> www.qrz.com  : www.eqsl.cc
>

> ------------------------------
>
> avast! Antivirus <http://www.avast.com>: mensagem Enviada limpa.

> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*