ARLA/CLUSTER: D-Star Hotspot´s em Portugal

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011 - 13:19:44 WEST


Hotspot

[http://www.ct1jib.com/images/uploaded/NodeAdapter_V07.jpg]

O D-Star Hot-Spot é constituído por uma estação de rádio que permite o acesso à rede D-Star, este termo é bem do conhecimento dos utilizadores das tecnologias WLAN.

O D-Star Hot-Spot usa repetidores que estão ligados através da Internet.

Esta placa hot-spot também está ligada à Internet (através de um PC) e pode aceder a qualquer repetidor D-Star que execute o software d-plus (que são a maioria deles). No outro lado, a placa Hot-Spot é ligada a um transceptor que deve ter uma entrada de 9600kb.

Quando ligado ao repetidor D-Star este transmite a voz, esta voz digital também é transferida através da Internet para o Hot-Spot. O ponto de acesso envia o sinal para o transceptor que transmite em qualquer frequência simplex. Usando um rádio D-Star usual (ou seja, o IE91 ou outros), podemos ouvir essa transmissão.

O interesse da utilização deste sistema serve para a utilização de repetidores quando eles se encontram fora da área de cobertura. Isso faz com que um Hot-Spot seja o ideal para as áreas sem repetidores D-Star.

Neste momento em Portugal tenho conhecimento da existência de três Hot-Spot, um pertença do colega CT1HDC N<mailto:ct1hdc  gmail.com?subject=Informa%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20Hot%20Spot>, outro de CT2JPJ N<mailto:ct2jpj  gmail.com?subject=HotSpot%20Information> e o outro de CT2HMR N<mailto:ct2hmr  sapo.pt?subject=HotSpot%20Information&body=Gostaria%20de%20obter%20mais%20informacao%20sobre%20este%20assunto.>.

Onde obter o ponto de acesso:

PCB e PICs programadas estão disponíveis a partir do site do Satoshi 7M3TJZ/AD6GZ, o inventor deste desenvolvimento perfeito em: http://www.d-star.asia/

Simplesmente escreva um e-mail para o Satoshi com a ordem de aquisição. Após a aquisição ele enviar-lhe-á o material e o acesso a uma página de internet especial mostrando todas as informações necessárias para construir o Hot-Spot.
Além disso, também será necessário o software para controlo do PC. Este software foi escrito por Mark, KB9KHM e está disponível para download no grupo gmsk_dv_node no Yahoo.


Actualmente existe mais um sistema Hot-Spot baseado no kit do Satoshi mas com a possibilidade de conexão igual ao do seu antecessor mas sem a necessidade de PC, é um equipamento autónomo só necessitando de um acesso ao ISP, pode ser ele próprio operado como se de um equipamento de RF se tratasse mas sem o recurso a frequências.

[http://www.ct1jib.com/images/uploaded/DSC02552.JPG]

Para contactar o colega que produz este Kit siga o link: http://dstarradioclub-international.com/DstarDVAdapter.aspx

Fonte: Web página de Jorge Santos, CT1JIB.

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110525/c7b994fb/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER