ARLA/CLUSTER: Deutsche Welle encerra varios programas em onda curta

Bruno Luengo brujomolu yahoo.com.br
Sexta-Feira, 20 de Maio de 2011 - 04:51:37 WEST





A emissora internacional da Alemanha Deutsche Welle (DW) anunciou grandes mudanças em seus horários de programação em ondas curtas.
Desde o inicio do inverno, no continente Europeu, as produções jornalísticas em ondas curtas serão reduzidas das atuais 260 horas para 55 horas. Todas as transmissões agora serão destinadas ao continente Africano e Asiático. 

O resultado desses cortes na programação contribuíram para o fechamento de emissoras no Siri Lanka e em Portugal. 

Veja o comunicado da Deutsche Welle (DW) enviado para a imprensa:

A partir do dia 1 de julho de 2011 a Deutsche Welle (DW) fará grandes mudanças em sua programação de radio transmitido para a Ásia e Europa e modificações em toda a sua grade de programação. Essas medidas garantirão o desenvolvimento da emissora em ondas curtas e uma organização verdadeiramente multimídia.

Conforme estipulado no plano estratégico de organização para 2010-2013 a Deutsche Welle (DW) oferecerá programas locais em FM com serviços para a internet e também para dispositivos moveis. Com isso a Deutsche Welle (DW) estará disponibilizando mais serviços via internet para todo o mundo. As únicas transmissões via ondas curtas que serão mantidas serão as transmissões para a Ásia e África. 

Todos os recursos que forem conseguidos com essa economia de serviços serão investidos em trabalhos futuros especialmente no desenvolvimento de serviços para televisão e também o aumento de serviços via internet e moveis. 

A DW utilizará seus recursos disponíveis para oferecer a todos dois canais de TV regionais. Isso dará oportunidade aos usuários de escolherem um canal de TV com programação predominantemente Alemã e outro canal com uma das línguas regionais como o Inglês, Espanhol ou o Árabe.

No futuro a DW trabalhará com emissoras parceiras no centro e sudeste da Europa para transmitir programas de TV regionais e programas para a internet todos em língua local. 

A partir do dia 01 de julho de 2011 os programas de FM em Búlgaro, Grego, Croata, Macedônio e Romeno serão reduzidos e eventualmente paralisados. 

As frequências adquiridas em Sofia, Bucareste, Pristina e Tirana serão devolvidas e as licenças canceladas. Também serão reduzidas as transmissões de FM para o Albanês, Bósnio e Sérvio. No futuro estes serviços terão como foco as parcerias com emissoras de FM locais mantendo somente o serviço em Romani por um período maior de tempo. 

Para a Ucrânia a Deutsche Welle esta analisando um acordo futuro para produzir programação reduzida em FM que atenderá uma pequena parte da população. 

Já os programas de radio produzidos em Hindi acabarão no dia 01 de julho de 2011. 

Redução de Ondas Curtas 

No dia 01 de novembro de 2011 a Deutsche Welle ira finalizar seus programas em Alemão, Russo, Persa e indonésia. Para o inglês as transmissões em ondas curtas serão realizadas somente para a África. 

Já os programas em língua chinesa terão seu tempo reduzido de 120 para 60 minutos. 

Como alguns programas serão finalizados somente em ondas curtas a DW disponibilizará toda a programação nestas línguas via internet e para serviços moveis. Os programas em vídeo também estão disponíveis pela internet com vídeo e áudio on demand. 

A partir de novembro de 2011 a Deutsche Welle só transmitirá programas em ondas curtas nas seguintes línguas: amárico, chinês, Dari, Inglês e Francês para a África, Hausa, Kiswahili, pashtu, Português para a África e urdu.

Fechamento de Ondas Curtas

Os programas em ondas curtas transmitem diariamente 260 horas de programação por dia. Com o remanejamento e o foco totalmente destinado para a África e Ásia toda a programação será reduzida para 55 horas diárias no inicio da temporada do inverno. Apenas a estação retransmissora em Kigali (Ruanda) é necessária para as transmissões em ondas curtas para a África. As estações em Trincomalle no siri Lanka e Sines em Portugal serão fechadas. Os gastos com estas estações de radio são grandes e essas emissoras terão toda sua programação encerrada no dia 01 de novembro de 2011 ou o mais breve possível. 

Com essa redução de custos e o fechamento de algumas retransmissoras a Deutsche Welle será capaz de economizar recursos que serão investidos no desenvolvimento de novos serviços. 

Desenvolvimento de transmissões em FM

A Deutsche Welle (DW) continuará sua expansão de sua rede de retransmissoras de FM na África. As produções em onda curta para Hausa, Kiswahili, Francês e Português para a África seguirão aos poucos para transmissores locais em FM. A DW produzirá uma revista regional de radio em inglês que será transmitida por emissoras parceiras na África. 

O conteúdo de áudio em Árabe será criado para o Oriente Médio e norte da África e distribuído via internet, via celular ou através de parceiros utilizando retransmissores de FM locais. Teremos parcerias em FM para bengali, urdu, Dari / pashtu, indonésio para o Sudeste Asiático, Índia, Paquistão e Afeganistão. A decisão será tomada sobre o futuro dessas parcerias, em conformidade com a situação orçamental e na sequência dos resultados da avaliação.

Plano de estratégias para 2010 a 2013

O Bundestag alemão aprovou o plano estratégico da DW em abril de 2011, com uma maioria esmagadora. O plano é a orientação da empresa de radiodifusão de multimídia, concentrar-se em tarefas importantes e em regiões-alvo no que diz respeito às questões orçamentais. A nova direção estratégica da DW garante que está preparada para as mudança das condições dos mercados internacionais de mídia:
Serviços em determinadas línguas e regiões serão reforçados para assegurar a posição competitiva da DW no futuro.

O foco para os próximos anos será no Sub-Saara da África, Oriente Médio, Irã e África do Norte, no Sul da Ásia e no Afeganistão, Rússia e América Latina. Devido ao orçamento limitado, o desenvolvimento dos serviços só será possível quando as atividades são reduzidas em outro lugar.

Na área da televisão, DW irá trabalhar mais estreitamente com o público alemão e desenvolver a programação de TV regionalizada com parceiros selecionados.

Para muitas áreas ao redor do mundo, será necessário um maior desenvolvimento de serviços on-line e móveis a fim de atingir melhor audiência de um publico alvo como:

"Pessoas que estejam interessadas em perspectivas diferentes e usam uma grande quantidade e variedade de recursos de mídia. Isso inclui especialmente os líderes de opinião e líderes de opinião futuras, bem como pessoas que procurem assuntos como democracia, liberdade de expressão e progresso em países autoritários e, assim, reforçar a sociedade civil".

MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab  amsat.org
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110520/291abe4c/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER