ARLA/CLUSTER: TDT: Alenquer será a primeira e Anacom lançou GUIA Oficial TDT

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 11 de Maio de 2011 - 12:47:50 WEST


 Alenquer será a primeira região de Portugal a contar com emissão de televisão apenas em sinal digital. Neste momento, Alenquer, como o restante País está a receber em simultâneo emissões digitais e analógicas, sendo que nesta região, a partir de amanhã dia 12 de Maio, as emissões de televisão analógica serão desligadas, mantendo-se as emissões em sinal digital, a partir do retransmissor de Alenquer.

Após o apagão analógico em Alenquer será a vez do Cacém, a 16 de Junho, e da Nazaré, a 13 de Outubro, também passarem a contar com emissões apenas em sinal digital.

Actualmente, toda a população portuguesa está coberta pela televisão digital terrestre, pelo que as pessoas que o pretendam podem desde já passar a receber esta nova forma de ver televisão. A televisão digital permite uma melhoria da qualidade da imagem e do som, face à actual, e permite ainda novas funcionalidades, como ter acesso a um guia electrónico de programação, parar a imagem ou gravar programas.

As pessoas que já possuam um televisor compatível com a norma MPEG 4  não precisam fazer nada para se adaptar à TDT, basta ligar o cabo de antena à sua televisão e sintonizarem o sinal digital. Quem não quiser comprar um televisor pode continuar a usar o que já tem, bastando que compre um descodificador. Neste caso, é preciso ligar o cabo de antena ao descodificador, e ligar este ao televisor através de um cabo SCART ou de 21 pinos.

A recepção da televisão digital terrestre não implica a necessidade de subscrever serviços de televisão paga, pelo que não envolve o pagamento de quaisquer mensalidades, mantendo-se a recepção de televisão como até aqui. Quem dispõe de um serviço de televisão paga não precisa de se adaptar à TDT.

As antenas que estão instaladas nos telhados são, na esmagadora maioria dos casos, adequadas a receber televisão digital terrestre…

Fonte: http://www.zoomit.pt

******************************************************* 

Anacom lançou GUIA Oficial TDT em Alenquer e Agualva-Cacém

A ANACOM lançou o GUIA Oficial TDT em Alenquer e Agualva-Cacém intitulado de “PREPARE-SE para a televisão digital terrestre saiba o que fazer!”.

Este Guia TDT vem desvendar alguns factos sobre a TDT DTH por satélite que aparentemente se encontra no segredo dos Deuses, ou seja da Portugal Telecom.

Cada potencial utilizador do serviço TDT DTH terá que entrar em contacto DIRECTO com a Portugal Telecom para saber qual o processo para adquirir o KIT TDT DTH. O mais provável é o utilizador acabar por ser cliente MEO algures no meio do referido processo…

A versão electrónica do Guia TDT está disponível para download a partir do site da Anacom como indicamos em baixo, cuja distribuição tem vindo a ser promovida pela ANACOM em Alenquer e Agualva-Cacém, as duas primeiras zonas piloto de transição para a televisão digital terrestre.

O Guia TDT pretende ajudar a população em geral, esclarecendo dúvidas e explicando, de forma clara e simples, o que deve fazer para preparar a entrada da TDT na sua casa.

Este Guia será entretanto distribuído na região da Nazaré (incluindo algumas freguesias de Alcobaça), correspondente à terceira zona piloto, sendo depois alargada a sua divulgação à generalidade das residências no restante território nacional.

Como se sabe, as emissões de televisão analógica vão chegar ao fim em todo o País em Abril de 2012.


VEJA O GUIA TDT COMPLETO 
http://www.anacom.pt/streaming/GuiaTDT.pdf?contentId=1083210&field=ATTACHED_FILE

Fonte: Portal TV Digital




Mais informações acerca da lista CLUSTER