ARLA/CLUSTER: Off Topic: Sonae Sierra instala sistema inovador para invisuais

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 11 de Maio de 2011 - 12:21:08 WEST


Sonae Sierra instala sistema inovador para invisuais
 
 A Sonae Sierra disponibiliza um inovador sistema de apoio aos visitantes cegos e amblíopes durante as suas visitas ao Centro Colombo e NorteShopping. Trata-se do sistema GUIO, uma solução tecnológica de orientação e informação para pessoas com deficiência visual que pretende orientar, nestes espaços, os clientes com limitações visuais.

 O sistema GUIO disponibiliza informação áudio através de uma pequena unidade portátil designada de “BeepMóvel”, dispositivo que facilita a orientação do utilizador permitindo assim obter informações úteis como a localização de escadas, elevadores, WCs, portas de acesso,entre outros, referenciando também algumas das lojas na proximidade.

 O sistema foi desenvolvido e fabricado pela empresa Moniz Dias em estreita colaboração com a Sonae Sierra tendo uma patente 100 por cento portuguesa e características tecnológicas que fazem dele um sistema único e inovador a nível mundial.

 Para José Faias, coordenador do projecto na Sonae Sierra, o sistema insere-se na política e preocupação da Sonae "em ter centros acessíveis a pessoas com qualquer tipo de limitação e, assim, podermos contribuir para uma sociedade mais inclusiva". Numa primeira fase de implementação o sistema está disponível no NorteShopping e no Centro Colombo.

 Para Carlos Lopes, presidente da ACAPO, "este é um sistema que pode apoiar as pessoas com deficiência visual nas suas deslocações aos centros comerciais, contribuindo assim para a promoção de uma sociedade mais inclusiva", refere uma nota da empresa. 

		http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20110510/cds-0 

		-- 
Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. 
	
	Carlos Drummond.
	************ ******************
	 
	Recebeu esta mensagem porque está inscrito em Grupo "VER PARA CRER " do Grupos Google.

	Para enviar mensagens para este grupo, envie um email para ver_para_crer  googlegroups.com

Fonte: Miranda, CT2FIX



Mais informações acerca da lista CLUSTER