=?Windows-1252?Q?RE:_ARLA/CLUSTER:_Diploma_DXCC, _Pa=EDses, _procedimentos_?= etc . . . [2 Anexos]

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 30 de Março de 2011 - 13:23:14 WEST


 Quero aqui e publicamente dar os meus mais sinceros parabéns ao Carlos Nora pela sequencia destes excelentes e fundamentais artigos que devem ser lidos por todos com a máxima atenção.

João Costa, CT1FBF

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: quarta-feira, 30 de Março de 2011 13:11
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: ARLA/CLUSTER: Diploma DXCC, Países, procedimentos etc . . . [2 Anexos]

 
Caros Colegas

Na continuidade do último artigo sobre o cartão QSL e como o preencher, vou redigir algumas linhas de como controlar os Países do DXCC trabalhados para o Diploma do DXCC >http://www.arrl.org/dxcc< , assim primeiro temos de ter como apoio a lista actualizada dos Países válidos para o DXCC, além dos mais variados softwares existentes (pagos ou livres), além dos conhecimentos ou posses para ter um PC, aqui vou apresentar o método manual e em papel, mas baseado na informática como primeiro acesso(e-mail e ficheiros).

O objectivo é ajudar e peço aos colegas que têm acesso a estes dados que o transmitam ou disponibilizem a quem não tem acesso ou conhecimentos para os consultar na internet.

Primeiro passo, saber quais os Países válidos neste momento, sugiro consultar a lista de Países e prefixos em http://www.arrl.org/country-lists-prefixes caso não tenha a possibilidade, junto em anexo uma lista em ficheiro que poderá consultar ou imprimir (só em caso de necessidade), actualizada a 20 de Janeiro de 2011 com 340 entidades.

Caso tenha software próprio é fácil submeter os seus cartões QSL recebidos para o DXCC, basta clicar em um ou dois comandos de configuração e já está, sai uma listagem preparada para apresentação no CheckCard em Portugal >http://www.qsl.net/ct1eeb/dxcc/index.htm< , basta separar os QSLs.

Caso não tenha software, junto anexo um ficheiro em formato excel que poderá registar (em papel ou no próprio ficheiro) os QSLs recebidos por DXCC em cada banda ou modo que pretenda obter o Diploma do DXCC. Assim pode sempre consultar se aquela estação em 10m em SSB é ou não necessária trabalhar para o DXCC.

Segundo passo, é saber o procedimento para apresentação dos seus cartões QSL no CheckPoint do DXCC, que em Portugal são os nossos colegas Zé Sá-CT1EEB e Teresa-CT2JQI (http://www.qsl.net/ct1eeb/dxcc/index.htm), no Brasil julgo que seja o colega PY2KP (http://www.py2kp.com/cardchecker.htm).

Possuem na página na Internet toda a informação necessária, mas vou transcrever alguns dos procedimentos que considero mais relevantes.

Procedimento para a verificação de cartões no "QSL card checker".


Os cartões de QSL devem estar ordenados da seguinte forma:

- Por ordem decrescente de banda (80m., 40m., 30m., 20m., 17m., 15m., 12m., 10m., 6m. e 2m.);

- Dentro de cada banda separados por modos da seguinte forma: Phone (SSB, FM, AM e SSTV), CW , RTTY (RTTY, PSK31, etc...) e SAT;

- Por último os cartões de QSL com múltiplos QSOs (várias Bandas, vários Modos);

- NÃO SÃO ACEITES:

	-->  QSL's da Banda de 160m..

	-->  De entidades DXCC "Deleted".
	
Estas excepções devem ser encaminhadas directamente para o  DXCC ( ARRL, DXCC Desk, 225 Main Street, Newington, CT 06111, USA);

Considerações sobre o formulário oficial (DXCC record sheet):

- Os QSOs devem estar registados pela ordem em que as QSL's foram ordenadas;

- As datas devem estar no formato DD-MM-YY;

- As bandas devem estar no formato 80, 40, 30, 20, 17, 15, 12, 10, 6, 2;

- Os modos devem estar no formato Phone, CW, RTTY, SAT;

Inclua uma cópia da folha de aplicação do DXCC (DXCC Award Application) e do formulário (DXCC Record sheet) devidamente preenchidos para os arquivos do Card Checker. 

Obtenha a Aplicação DXCC e Formulário (formato PDF) http://www.arrl.org/files/file/DXCC/DXCC_2010a.pdf 


Espero que tenha ajudado a esclarecer as vossas dúvidas, mas qualquer actualização ou correcção, use o meu e-mail.

Os melhores cumprimentos e votos de bons DX

-- 
73 e Obrigado , Carlos Nora - CT1END
REP # 729 ; GPDX # 20
NNNN

Fonte: radioamadores_algarve  yahoogrupos.com.br Em nome de Carlos Nora ©



Mais informações acerca da lista CLUSTER