RE: ARLA/CLUSTER: Como fazer comutação de antenas?

CT2JQB pedro_transistor sapo.pt
Terça-Feira, 29 de Março de 2011 - 23:57:59 WEST

Boa noite colegas,

Desde já agradeço  a prontidão nas vossas respostas!

Como o colega César disse, o problema dos relés comuns é a desadaptação e
perdas pela inserção dos mesmos na linha da baixada. No entanto, nos tempos
que correm, um jovem de 23 anos recém-casado, com uma casa para sustentar e
sócio á força do governo do Sócrates (por enquanto), vou aproveitando para
construir o que for possível e poupar algum dinheiro… É certo que neste caso
poderá não ter as poucas perdas que têm os comutadores de compra mas para já
terei que me sujeitar!

Vi com atenção o material disponível nos websites que os colegas
partilharam, que desde já agradeço, e claramente seria o ideal para mim! A
solução que o colega Carlos Mourato deu pouco iria adiantar pois teria que
sair sempre de casa e ir á garagem…

A ideia é montar numa caixa metálica e portanto blindada, meia dúzia de
fichas de painel do tipo PL e N montadas na caixa onde irão ligar os cabos
das baixadas. A ideia seria utilizar 2 ou 3 relés, tentar inventar um género
de uma blindagem para os relés utilizando um pouco de prata de cozinha ou
fazer umas carapuças metálicas para aplicar nos relés. Depois, faço uma
caixinha que ficará no shack, com uns interruptores para atracar os relés e
uns leds para dar indicação da antena que estará a comutada!

De momento para mudar de antena tenho que ir á garagem e mudar de baixada e
ligar a baixada da antena desejada ao chicote que vai para casa através de
uma união PL fêmea-fêmea. Esta ideia suscitou-me porque na maioria dos
amplificadores lineares são utilizados relés comuns para fazer a comutação
RX/TX… Por falar em amplificador linear, a potência máxima P.E.P. que ás
vezes uso é de 600 watts em SSB, mas é raro… Acho que um relé de 10 ou 15
amperes aguentará esta potência, que acham?

Os meus cumprimentos 73

Pedro Madeira

CT2JQB