ARLA/CLUSTER: Re: [REP-RedeEmissoresPortugueses] CT1REP - Um dia Nacional de CW QRS

Gamito ct1czt nra.pt
Terça-Feira, 29 de Março de 2011 - 13:30:16 WEST

Caro Colega Antonio - CT1TE
Como seguramente ter lido, trata-se de QRS. A sua dúvida foi por conseguinte
bem colocada. Não foi aliás a primeira. Na verdade, de acordo com o que o
regulamento pretende, serão penalizados os casos em que que meios
automáticos seja detectados. Entenda-se por meios automáticos o recurso a
readers ou teclados. No caso dos tipos de chaves que menciona, desde que o
operador seja capaz de transmitir a baixa velocidade de modo que os colegas
inexperientes ou iniciados possam entender, ainda que para tal seja
necessário repetir as vezes que lhe forem pedidas, nesse caso, podem ser
usadas as chaves que entender.
Mas repare-se que custa um pouco a acreditar que para os que não manipulam
destramente com chave manual, possam fazê-lo com os tipos de chaves que o
colega menciona.
Aparte  estes pormenores desafiamos todos os colegas habilitados a manipular
CW, com ou sem prática, a participarem no evento. Vamos incrementar a
prática desta modalidade. Para isso, o contributo dos que sabem é
fundamental na ajuda dos sabem menos. Por um dia voltemos aos primeiros
momentos  da nossa actividade com praticantes de CW e puxemos para cima
aqueles colegas que por uma ou outra razão ainda estão mais atrasados.
Façamos deste, um dia diferente; Um dia útil; Um dia do qual possamos mais
tarde dizer: Valeu a pena.

A si Caro Colega em particular e a todos os amantes do CW em geral  os meus
cumprimentos  pessoais.

António Gamito
CT1CZT