ARLA/CLUSTER: CQ WPX quer jogo ainda mais limpo em 2011

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 24 de Março de 2011 - 12:47:33 WET


 Esta semana, toda comunidade contesteira está focada no CQ WPX SSB Contest, mas a grande preocupação é como será o joio do trigo. A grande maioria dos competidores querem participar de uma competição limpa que possa produzir resultado justo para todos. 

O Comitê do WPX pune 13 estações em 2010 e avisa que em 2011 continuará reprimindo essa prática.

Há evidências de que o combate aos trapaceiros está dando resultados. No resultado do CQ WPX 2010, já foram aplicados os novos critérios de punição – semelhantes ao futebol: Cartão Amarelo (advertência) e Cartão Vermelho (desclassificação). 13 radioamadores receberam Cartão Amarelo, a maioria por “Assistência não-declarada”, violando assim o regulamento 2010 do WPX, com todas as advertências indo para estações da Europa e Rússia.

"Verificamos cuidadosamente os participantes da categoria Operador Único que pareciam ter usado o DXCluster ou outro tipo de assistência para fazer QSOs, mas não enviaram o log na categoria Assistido", disse o Diretor do WPX, Randy Thompson, K5ZD.

A repressão às estações que utilizam Redes de Alertas (DXCluster, Skimmer, etc), mas não entram na categoria Assistido, ganhou forte apoio da comunidade contesteira. Começou no CQWW 2009 e agora é uma realidade também no CQWPX 2010.

A Estação HG5A foi Punida 4 vezes
Das quatro competições da CQ Magazine, que publicaram sanções com cartão vermelho e amarelo, desde 2009, um indicativo foi citado todas as vezes: HG5A.

HG5A é o indicativo de chamada no Clube BKV da Hungria que foi anfitrião de uma séria de operações em contest ao longo dos anos.

No CQWW SSB 2009, a HG5A foi operada por Gyorgy Kasper HA1CW. Ele recebeu um Cartão Vermelho por assistência não-declarada e QSOs não-verificáveis.

No CQWW CW 2009, a mesma estação HG5A, operada novamente por HA1CW, recebeu novamente um Cartão Vermelho pelos mesmos motivos, assistência não-declarada e QSOs não-verificáveis.

No CQ WPX SSB 2010, a HG5A não recebeu qualquer cartão vermelho ou amarelo, mas foi autorizada a retirar seu log da competição enviado por HA1CW.

No CQ WPX CW 2010, HG5A escapou de receber mais um cartão amarelo ou vermelho quando o log apresentado por Aty Pantya HA8LLK foi retirado da competição.

Embora o processo de retirada do log não esteja escrito no regulamento do CQ WPX, faz parte das regras do CQWW. Retirar o log da competição indica que os organizadores encontraram problemas e é dada ao competidor uma última oportunidade de retirar seu log ou uma penalidade mais severa será aplicada: "Um participante tem a liberdade de retirar o log apresentado por qualquer motivo, antes de receber uma carta oficial do Comitê do CQWW” como diz o regulamento do CQWW.
"Se, depois de receber uma carta oficial do Comitê do CQWW, o participante optar por retirar o seu registo, seu indicativo será listado no resultado final indicando que seu log foi retirado."

O WPX SSB continua crescendo
Ninguém sabe ainda como será o WPX SSB 2011, mas tudo indica que a quantidade de logs enviados será ainda maior este ano.

Em 2010, o WPX SSB experimentou um crescimento de participantes de 16%, alcançando o recorde histórico de 4.758 logs recebidos.

Alguns recordes importantes também foram quebrados em 2010. Jim Sullivan W7Ej, operando como CN2R, estabeleceu um novo recorde na categoria SOAB HP, e a DR1A estabeleceu um novo recorde de prefixos, com 1.747.
 
Todas as informações sobre o WPX SSB desde 1975 estão disponíveis em www.cqwpx.com.


Fonte: radio-sport por Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT)em DXBrasil (http://tinyurl.com/4bkkc3m) 





Mais informações acerca da lista CLUSTER