ARLA/CLUSTER: Aperte (pressione) para Falar via IP.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 22 de Março de 2011 - 22:34:21 WET

Walk Talk via IP

Pesquisando os novos smartphones disponíveis no mercado, vi que alguns
deles como o NOKIA E72, BlackBerry Curve 8300, Motorola I1, dentre
outros trazem incorporados em seu SO Sistema Operacional um recurso
bem interessante e útil que é a função PTT do Inglês, Push to Talk que
significa: Aperte (pressione) para Falar.

Lembram-se dos Walk Talks, aqueles radinhos que toda criança sonha em
ter um para falar com o amigo vizinho, pois é, a função PTT agora
disponível nesses aparelhos fazem com que os smartphones possam ser
usado como um Walk Talk, só que ao invés de utilizarmos RF (
radiofreqüência – Ondas de Rádio ) utilizamos como principal veículo a
Internet mais precisamente Voz sobre IP ( VoIP ). Claro que se
estivermos utilizando o sistema em nossos smartphones em uma rede 3G
estaremos utilizando também a RF do serviço celular, mais não de forma
direta.

O PTT nos Walk Talks convencionais é aquele botão que faz com que o
rádio sai do modo de recepção e entre em modo de transmissão, bastando
nesse caso o usuário falar para que sua voz chegue do outro lado no
outro rádio e quando não precisar mais transmitir basta soltar o botão
de PTT.

Essa função de PTT pode ser instalada em qualquer computador fazendo
com que dois ou mais usuários possam usar o seus PCs ou smartphones
como um rádio com a diferença que podem falar um com o outro em
qualquer lugar do planeta.

Ao contrário dos programas de VoIP (ex. SKYPE, 12Voip e etc…) que
trabalham em full duplex  ( transmitindo e recebendo voz ao mesmo
tempo ) por conseqüência consumindo recursos de maquina ( processador
) bem como largura de banda da Internet, o PTT utiliza poucos recursos
de máquina e o mínimo de largura de banda que chega a ser
insignificante, pois utiliza protocolo de VoIP de ultima geração,
oferecendo uma comunicação limpa e mais eficiente.

Eu possuo um smartphone TREO 750 com Windows Mobile 6.1 e rede 3G da
TIM, e já vinha utilizando tanto o Skype como o Messenger (MSN) para
me comunicar por voz com amigos, clientes, meu escritório e também
minha casa, porém o Skype consome muito recursos e capacidade de
processamento fazendo com que a bateria se esgote rapidamente, já o
Messenger (MSN) tinha o inconveniente do delay no envio da mensagem já
que esta é primeiramente gravada em um arquivo para ao final ser
enviada e depois de recebida do outro lado ser reproduzida… esse
sistema economiza a bateria, mais quando precisamos de uma certa
urgência na troca de mensagens confesso que é um tanto chato… Já o PTT
é o avião a jato das comunicações, pois quando apertamos o PTT e
falamos o outro lado já esta ouvindo, assim quando soltamos o PTT se o
outro lado transmitir imediatamente ouvimos prontamente sem espera…
Conhece o sistema da NEXTEL ? Pois é … ele é semelhante ao sistema de
rádio da NEXTEL…

Como a função PTT é um “embedded” (embutido) do sistema operacional e
algumas empresas cobram pelo PTT client instalador e também pelo
serviço, procurei na NET algo similar e encontrei o LOUDTALKS Lite que
é um sistema similar só que totalmente FREE ( grátis oba…  ). Já
instalei no meu PC e no meu TREO 750 e recomendei a alguns amigos que
também já instalaram e puxa, fiquei hiper satisfeito com o resultado e
a performance do mesmo… funcionamento muito similar ao sistema de
rádio da NEXTEL, até os sons são iguais… risos…

Por enquanto o LOUDTALKS Lite só esta disponível para PCs com Windows,
LINUX com WINE e Windows Mobile, mais em breve devem desenvolver
também para outras plataformas moveis como o BlackBerry OS, Symbian OS
e Android OS

Se desejarem usar, conhecer ou mesmo testar, inclusive se comunicarem
comigo via radio, basta instalar e me adicionar pois meu ID no
LOUDTALKS é “ PU2LZB “

O programa é instalado em Português Brasil

Website: http://loudtalks.com/

Para baixar direto no PC e instalar : http://loudtalks.com/LoudtalksSetup.exe

Para instalar no seu PDA ou Smartphone com WM5 ou superior:

•Via PC e ActiveSync: http://loudtalks.com/LoudtalksMobileSetup.exe
•Direto no  smartphone ou PDA: http://loudtalks.com/LoudtalksMobileSetup.cab

Fonte: Blog de PU2LZB Renato Uliana