ARLA/CLUSTER: Qual o tamanho mínimo para a sua "longwire"...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 15 de Março de 2011 - 17:50:41 WET


Caros Colegas,

Esta foi a pergunta a que um grupo de radioamadores suíços tentou responder. 

Obviamente que primeiramente aqui haveria a considerar múltiplos factores, como seja a altura a que tal antena poderia ser montada, diâmetro do fio eléctrico da antena, tamanho do cabo coaxial a utilizar, etc, etc.
 
Eles chegaram à conclusão que a maioria das "longwires" montadas no campo não estão a altura superiores a 5 mts do solo e normalmente nas instalações fixas elas não estão a mais de 15 mts, são normalmente feitas com fio eléctrico com diâmetro inferior a 2 mm, unifilar ou multifilar e que o cabo coaxial que vai do Balum( à quem lhe chame Balun Magnético) ao equipamento é o mínimo possível. São normalmente usadas como antena multi-banda com utilização para emissão e recepção nos 80/40/20/17/15/12/10m

Partindo destes dados e com um Unun de relação 1:9 (pode-se aqui considerar também o vulgar Balun de tensão de relação 1:9) e um Sintonizador de Antena (Antenna Tuner) foram testar para o campo, partindo de uma altura fixa de 5 mts do solo e esticando um fio inicial com 54 mts. A demanda era encontrar um tamanho mínimo em que fosse possível, emitir e receber razoavelmente e de preferência sem recorrer à utilização do Sintonizador de Antena, tendo assim uma antena de compromisso para as bandas propostas de 80/40/20/17/15/12/10m .

Para o teste foi elaborada uma tabela para a frequência central de cada banda e a partir daqui foi-se cortando 50 em 50 cm, encontrando-se no fim um ponto de compromisso (medida) que se pudesse razoavelmente utilizar em todas as bandas.

Como se imagina o trabalho foi bastante e exaustivo com múltiplos dados da relação de ondas estacionárias para cada frequência central de cada banda. Por fim e utilizando um programa informático para relacionar todos os dados obtidos experimentalmente, chegaram a uma conclusão; O tamanho mínimo de compromisso para um fio comprido montada entre dois postes de madeira a 5 mts de altura num terreno aberto e utilizando um Unun de relação 1:9, com um cabo coaxial não superior a 12,5 mts tipo RG-58, é de 15 metros, naquelas condições. 

Assim, a montagem é bastante simples; elevar a antena a aproximadamente 5 mts de altura do solo com cerca de 15 mts de comprimento ou um pouco mais entre postes, ligada a um Unun de relação 1:9 ou a um Balun da mesma relação, conectar por sua vez o Balun a bom cabo coaxial de 50 Ohm, que vai ligar-se ao Sintonizador de Antena e deste ao transceptor (ver imagem anexa). 

Alias, a própria ICOM recomenda para se utilizar com o seu MN-100 L um tamanho de 15 mts de fio electrico, numa montagem em "sloper", para as frequências de 1.5 ~ 30 MHz em barco( http://tinyurl.com/689xnux ).

                 73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Gonçalves Costa 
     QTH Locator : IM58kq                  
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37     
     E-mail and Adress, see in: 
     www.qrz.com              
     QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc                     
  ***************************************
-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : Longwire antenna.jpg
Tipo : image/jpeg
Tam  : 53440 bytes
Descr: Longwire antenna.jpg
Url  : http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20110315/e2d9aed9/Longwireantenna.jpg


Mais informações acerca da lista CLUSTER