ARLA/CLUSTER: Qual a melhor marca para medidores de PWR e SWR ?

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Sexta-Feira, 11 de Março de 2011 - 22:31:18 WET

Boa Noite colega Miguel.

Relativamente a este assunto dos medidores de estacionárias e potencia, para alem da maior ou menor acuidade na medida, há um pormenor que se deve ter em conta.
Estes equipamentos são para inserir numa linha de transmissão, logo terão de ter o mínimo de perdas de inserção, nunca superior a 0,1dB, ou seja deve ser um equipamento que não ofereça qualquer obstrução á passagem da RF.
Só um medidor cuja linha de transmissão não é tocada por qualquer componente activo ou passivo, poderá garantir a não alteração de impedância da linha onde é inserido.
Digo isto porque já vi medidores cuja captação de energia (RF) para as diversas medidas, é feita na própria linha de transmissão interna. Se assim for há alteração de impedância, logo perdas
Isto não invalida que medidores de renome não tenham leituras deficientes, sempre que deficientemente carregados, ou seja a sua leitura de potencia é sempre mais falsa á medida que a impedância que ele vê á sua saída seja o mais diferente de 50 ohms

Quanto á pergunta em concreto, dando-lhe a minha opinião pela prática que tenho, sem duvida que o Bird é um bom equipamento, duradouro mesmo em condições pouco recomendáveis como sejam quedas, água ou em ambientes muito quentes
Pessoalmente para alem do Bird , também tenho dois Diamond que para a relação preço qualidade me parece ser um equipamento com o mínimo de precisão para o fim em vista.

Relativamente aos outros mencionados não me posso prenunciar pois nunca trabalhei com nenhum

73
CT1AED
Manuel Artur

De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De Carlos Mourato [radiofarol  gmail.com]
Enviado: sexta-feira, 11 de Março de 2011 18:06
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Qual a melhor marca para medidores de PWR e SWR ?

BIRD 43 para AVG power e BIRD 4411 para PEP. o 4411, com as mesmas pastilhas faz de 0,1 watt a 1 Kw...O problema é o preço!

Tenho os dois que comprei no eBay por um preço justo ( o 43 custou 200 euros, em estado novo e com a caixa de cabedal.). o 441 é um pouco caro, mas o problema maior são as pastilhas que são muito caras.
Existe uma outra marca muito indêntica ao BIRD, que é parecida até nos preços. É a "COAXIAL DYNAMICS"

http://www.nm3e.com/PartsPage.htm

<http://www.nm3e.com/PartsPage.htm>73 de CT4RK