Re: ARLA/CLUSTER: Comunicações aeronáuticas - Radar secundário

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Março de 2011 - 19:03:07 WET

Estive a escutar os sons, e curiosamente são muito idênticos ao que se
escutam em 23cm, com os receptores de TVA, quando existem manobras NATO por
perto, ou quando um navio de guerra importante está no Tejo ou ao largo.
Deve ser o sistema de transponder dos navios a funcionar, só que talvez numa
QRG mais alta!...Quando havia "material da NATO por perto, chegava a
"arrasar" por completo  TVA. Por outro lado, antigamente (Talvez há uns 7 ou
8 anos) havia algo em Fóia, que quando se ligava, mandava as comunicações em
UHF todas para o "galheiro" num raio de 200 ou mais Km. Lembro-me de ter
escutado uma série de repetidores de UHF (antes de terem tons de protecção)
todos no ar por causa do então denominado "cabeçudo" (batizado por mim,
devido à campânula do radar  ) que presumi ser o radar da FAP de Fóia. Isso
aconteceu numa visita de um presidente dos EUA a Portugal, e durante uma
cimeira acho que da NATO (não foi esta ultima) ...Já não me recordo
bem!...Na altura até falei muito sobre isso com o falecido Diogo, CT1EJ.

73 de CT4RK