ARLA/CLUSTER: Rádios definidos por software (receptores quanto transmissores)

Sexta-Feira, 11 de Março de 2011 - 18:56:25 WET

Informações adicionais que poderão chamar a atenção dos colegas para o uso e descoberta deste novo meio de "corujar".

Já havíamos assistido a vídeos interessantíssimos que nos mostravam os recursos do software (programa) usado para este fim, bem como os equipamentos ligados ao computador propriamente ditos.

Chegamos a ter esquemas eletrônicos para montagem de nosso próprio receptor, bem como o desenho da placa de circuito impresso. Bem verdade que alguns de nós nos aventuramos nesta montagem apesar
das muitas dificuldades que fomos encontrando. Pois bem, agora ficou mais fácil já que
podemos experimentar o SDR sem a necessidade de montá-lo ou comprá-lo.

Podemos instalar o programa em nossos computadores e nos conectarmos aos muitos rádios
SDR espalhados pelo mundo através da Internet. Deste modo, podemos usar gratuitamente
um rádio de um país remoto como se ele estivesse fisicamente ligado ao nosso computador.
Claro que ele irá captar os sinais próximos da antena onde ele estiver fisicamente ligado.
Mas, isso irá nos permitir usar os recursos do programa e avaliar bem antes de comprar um
receptor desta natureza.

Deixei um vídeo simples que fiz de uma conexão feita do meu computador de casa a um
rádio SDR nos EUA através da Internet. Nele, são mostrados alguns recursos simples do
programa e algum áudio captado. No campo de descrição do vídeo, há o link para baixar o
programa (que é gratuito) e a documentação necessária para aprender a utilizá-lo. De
dentro do programa, podemos procurar pelos rádio disponíveis para conexão através do
mundo e escolher aquele que queremos experimentar. Alguns trazem a limitação de conexão
de 60 minuto e outros por tempo indeterminado.

Enfim, acredito que valha a pena, pelo menos, conhecer ainda que não se pense em adquirir
por agora. De qualquer modo, não podemos nos esquecer de nossa responsabilidade com o
meio ambiente e para com o futuro de nossos filhos e netos neste planeta. Já não podemos
nos dar ao luxo de manter receptores ou transmissores que consumam demasiada energia
elétrica (alguns acima de 20 amperes) e o calor que estes equipamentos dissipam. Temos
que rever nossos hábitos, ainda que seja um hobby, para nos adequarmos aos tempos de
conscientização sobre a situação do meio ambiente.

Particularmente, eu já desativei os meus valvulados e trabalho apenas em projetos de
receptores transistorizados, muito embora ainda haja problemas com alguns rádios "gulosos"
que tendem a exigir muito da fonte.

O link para assistir ao vídeo e acessar os links para baixar o programa é
http://www.youtube.com/watch?v=CbcFT2irfBc

Ficarei feliz em auxiliar esclarecendo eventuais dúvidas sobre a instalação do programa e
sua utilização, bastando para isso enviar-me um e-mail. Se for necessário, posso fazer um vídeo tutorial sobre a instalação e operação básica do programa.

Não vamos deixar o assunto morrer e ficar para trás enquanto a tecnologia avança. A quem
possuir um receptor SDR, informo que este pode ser cadastrado no site para compartilhá-lo
com outros usuários (infelizmente em toda a lista de rádios disponíveis, não há nenhum no
Brasil).

Forte 73 a todos do PY4018SWL - Marcelo Freitas ( py4018swl  hotmail.com ).

Fonte: Versão em PDF do QTC CRRP 003/2011