ARLA/CLUSTER: Operações ARISS na ISS, o Uplink é sempre "secreto"

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 9 de Março de 2011 - 11:47:33 WET


  A ARISS - Amateur Radio on the International Space Station é um grupo formal, estruturado numa plataforma de trabalho comum, constituída por organizações afectas ao serviço de amador por satélite que trabalham nas áreas da educação, operação e exploração das radiocomunicações com equipamentos instalados a bordo da estação espacial internacional (International Space Station - ISS).

A ARISS-Europe é o subgrupo europeu, integrado na estrutura internacional da ARISS mundial. 

   Os objectivos da ARISS-Europe são:

   - Planear, executar e coordenar projectos e actividades referentes ao serviço de amador de satélite a bordo da plataforma da estação espacial internacional (ISS), em conformidade com as deliberações do grupo de trabalho internacional da ARISS worldwide.

   - Construir os equipamentos de voo e monitorização para o serviço de amador de satélite a bordo da estação espacial internacional (ISS).

   - Coordenar os aspectos técnicos, de manutenção e operação dos equipamentos a bordo da estação espacial internacional.

   - Desenvolver os procedimentos de operação para o serviço de amador de satélite a bordo da estação espacial internacional.

   - Planear os futuros desenvolvimento e projectos para o serviço de amador de satélite a bordo da estação espacial internacional.

   - Promover os aspectos educativos e culturais relativos com o serviço de amador de satélite a bordo da estação espacial internacional.


Mais uma vez se apela à atenção de todos os radioamadores, que nas operações da ISS e em especial nos contactos escolares, onde nas suas radiocomunicações, o Downlink (significa a descida do sinal em direcção à Terra) é fixa e conhecida, sendo em 145,800 MHz, mas que o Uplink (significa a subida do sinal em direcção ao espaço) é "secreto" e só é dado a conhecer aos operadores algum tempo antes do contacto ser agendado, isto para evitar as constantes e persistentes interferências sempre indesejadas de outras estações.

Assim, definitivamente, não vale a pena perderem o vosso precioso tempo chamando repetidamente NA1SS, NA1SS... em 145,800 MHz, pois ninguém vos vai escutar nessa frequência na Estação Espacial Internacional.

João Costa, CT1FBF


Fonte consultada sobre os objectivos da ARISS-Europe: AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.







Mais informações acerca da lista CLUSTER