ARLA/CLUSTER: Anacom Leis Bem feitas..

Segunda-Feira, 7 de Março de 2011 - 14:55:11 WET

 Caro Paulo, CT5KAO não me leve a mal este meu comentário, mas o colega tem tudo para ter acesso e requerer imediatamente ao ICP-ANACOM a realização do seu exame de aptidão de amador para a categoria 2, coisa que os colegas da categoria 3, estão impedidos no mínimo, durante 2 anos.

Veja-se o "porque" na resposta que colega Gil Silva, CR7ABF teve no esclarecimento que lhe foi endereçado pelo ICP-ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações na pessoa do Sr. Eng. Carlos Antunes, sobre os esclarecimentos por si solicitados referentes às condicionantes impostas aos amadores da categoria 3 que os impedem de operar estação própria.

Esclarecimento da ANACOM sobre condicionantes impostas aos amadores da categoria 3.

Os " privilégios " definidos para a categoria 3, bem como o período de permanência nesta categoria, de 2 a 5 anos, foram fixados no entendimento que a aquisição desses conhecimentos, que se considera de extrema importância, se fará fundamentalmente através da recepção das comunicações dos Serviços de Amador e de Amador por Satélite nas suas próprias estações e também da emissão de estações destes Serviços com a adequada orientação de amadores mais experientes individualmente ou através das Associações de Amador que poderão ter aqui um papel fundamental e também na preparação teórica para o exame.

Este entendimento e o período fixado resultaram:

e) da existência de um elevado número de amadores na categoria C, sem grande incentivo para progredir.

Penso que esta ultima frase, é suficientemente explícita para responder à sua questão, e ainda lhe digo mais, várias vezes o ICP-ANACOM chamou posteriormente a atenção que as razões dos pedidos de concessão dos 10m aos amadores da categoria C, apresentados pelas associações aquando da discussão dos Procedimentos previstos no Decreto-lei N.º 53/2009, terão mesmo valido a pena, pois ainda hoje estão por demonstrar na pratica.

Como sabe, é perfeitamente irrisório o n.º de amadores na categoria C que tenha tido sequer vontade de efectivamente progredir, propondo-se realizar o respectivo exame de aptidão de amador para categoria superior, antes ou depois da entrada em vigor do Decreto-lei N.º 53/2009 .

João Costa, CT1FBF