ARLA/CLUSTER: As quatro inovações incríveis da edição da CeBit 2011.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 7 de Março de 2011 - 12:54:38 WET


 A CeBIT 2011 terminou este sábado em Hanover, na Alemanha. Diferente das suas "primas" CES (Las Vegas) e IFA (Berlim), seu foco principal é tecnologia da informação. Mesmo assim, a feira apresenta muitos PCs e eletrônicas de consumo (inclusive os tablets, ainda que ofuscados pelo novo iPad 2).

Confira quatro inovações incríveis da edição 2011 da maior feira de TI:

1) Controle seu PC com os olhos
A tecnologia da Tobii, desenvolvida em parceria com a chinesa Lenovo, permite controlar o notebook com o olhar, graças a sensores instalados na máquina.

Segundo a Tobii, foram produzidas 20 máquinas para testes. O controle visual serve para comandar a interação com o computador - diz a Tobii que é mais eficiente desse modo. Com rastreamento dos olhos, basta piscar para um ícone para apresentar mais informações, dar zoom em mapas e centralizar a área principal, ajustar o brilho da tela e até mesmo abrir janelas e navegar entre e-mails e documentos.

As máquinas com controle visual não têm previsão de lançamento.


2) A supertela touch
O pessoal da 3M lançou a tela multitoque de 32 polegadas capaz de receber 10 toques simultâneos (ou cinco ou mais pessoas ao mesmo tempo).

A fabricante diz que a tela LCD, modelo Multi-Touch Display C3266PW, tem alta definição (1080p) e é indicada para usos como mesa ou parede interativa, sendo compatível com aplicativos desenvolvidos para Windows e Linux. O monitor multitoque tem tempo de resposta de 12 milissegundos, com ângulo de visualização de 178 graus (permitindo enxergar de diversos ângulos sem perder a qualidade).

Segundo a 3M Touch, a tela vem com mais de 6 mil pontos de sensibilidade para permitir o multitoque. A fabricante começa a vender o produto ainda neste trimestre, sem preço divulgado.


3) Um tablet para empresas
A Fujtsu anunciou um tablet com "os mais avançados recursos de segurança" em Hanover. O Sylistic Q550 é um Tablet PC movido a Windows 7, com tela de 10,1 polegadas, conectividade Wi-Fi, Bluetooth e 3G (opcional), leitor de impressões digitais e é operado via caneta ou pelo dedo do usuário.

A Fujitsu diz que o preço sugerido do tablet é de 699 euros, com o Q550 chegando ao mercado mundial a partir de abril.


4) O PC de papelão
A fabricante de hardware Asus demonstrou uma solução interessante para suas placas-mãe em formato reduzido (mini-ITX): em vez de o consumidor jogar a embalagem do produto no lixo (ou mandar para reciclagem), por que não usar a caixa como gabinete do próprio PC?

Com aberturas para ventilação e encaixe para a placa, com espaço para os demais componentes, o "chassi de papel da Asus" dura por até um ano, segundo a fabricante.


Fonte: Noticias Terra Tecnologia.




Mais informações acerca da lista CLUSTER