ARLA/CLUSTER: Off Topic: A era dos PC´s terminou e a dos Tablets começou.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Março de 2011 - 16:37:24 WET


iPad 2: a grande surpresa foi Steve Jobs
Novo tablet da Apple foi lançado esta quarta-feira

A especulação terminou no momento em que Steve Jobs subiu ao palco. O patrão da Apple era o menos esperado no tão anunciado lançamento da segunda geração do iPad.

Jobs apresentou-se em condição física aceitável, considerando a sua doença, e nunca deixou de se maravilhar com o novo equipamento. O iPad2 é tudo o que se esperava e mais qualquer coisa.

Se Jobs considerou que 2010 foi o ano do iPad, 2011 será o ano do iPad2, ainda segundo as palavras do guru da tecnologia, que continua a surpreender o mundo com novas soluções no mercado.

Este novo iPad, que estará à venda em Portugal já a partir de 25 de Março, vai ter os mesmos preços do seu antecessor, mas apresenta-se ligeiramente mais leve, muito mais fino e com a grande diferença de possuir duas câmaras (frente e trás). Também será mais rápido, graças ao novo processador dual-core A5. Possui, ainda, giroscopio e as mesmas dez horas de bateria.

Os acessórios também ganharam destaque, nomeadamente a nova capa, que protege nomeadamente o ecrã e fixa-se ao equipamento magneticamente. Vem em varias cores. Com o novo iPad também será possível captar tudo o que se esta a passar no equipamento, o que até agora não era possível. Isso permitira, por exemplo, ver os vídeos e fotos da aplicação da TVI24 num ecrã de alta definição.

A apresentação original foi feita em San Francisco, mas algumas centenas de jornalistas puderam assistir à transmissão em directo a partir de Londres, na sede da BBC. Foi aí que ouvimos dizer que assistimos à era do pós-PC e onde a Apple esta muito à frente da concorrência. Resta saber como vai reagir o mercado.

************************

iPad já baixou de preço
Apple baixa 100 dólares e quem comprou nos últimos 15 dias também tem direito ao desconto 

Com o anúncio do iPad 2 na tarde de quarta-feira por Steve Jobs, a Apple reduziu o preço dos iPads originais na sua loja online. A redução é de 100 dólares e foi já estendida aos clientes da Apple que compraram o gadget nos 15 dias antes do anúncio do iPad 2.

Segundo o site «The Mac Observer», o desconto é válido para os compradores que apresentarem o recibo numa loja da Apple. Com o lançamento do iPad 2 ao mesmo preço a que era vendido o tablet original, a marca decidiu baixar automaticamente o valor de venda. Em Portugal, o preço de desconto do iPad, fora da loja da Apple, ainda não foi divulgado.

Em Portugal, o tablet vai custar entre os 499 euros e 699 euros. Os preços variam conforme o tamanho do disco e o acesso à internet. As versões do iPad sem 3G e só com wi-fi vão custar 499 euros (16 gigas), 599 euros (32 gigas) e 699 euros (64 gigas). Já as versões com 3G custam mais 100 euros. 

O iPad 2 ficará disponível a partir de 11 de Março nos Estados Unidos e duas semanas mais tarde em Portugal, a 25 de Março.

*************************

iPad 2 ainda nem chegou mas vai arrasar PC
Novo tablet da Apple vai pregar forte rasteira às vendas de computadores tradicionais

A era dos PC`s já era. O aparecimento dos tablets fez tremer o domínio dos computadores tradicionais e agora que o iPad 2 está prestes a aterrar no mercado as vendas de PC`s vão sentir um corte bem mais drástico. É o que diz a Gartner, estimando que o paradigma vai mudar nos próximos dois anos. A era vai passar a ser, definitivamente, a dos tablets. 

E isto tanto nos EUA (normalmente pioneiros em tudo) como na Europa. O iPad 2 chega já a 25 de Março ao Velho Continente. 

Estas novas invenções tecnológicas têm revelado «as limitações dos PC`s», diz a Gartner, ou porque não oferecem a portabilidade desejada, ou porque têm uma duração de bateria que deixa muito a desejar, mesmo em relação aos smartphones. 

Dois dias depois do lançamento da segunda versão do iPad da Apple, o director da Gartner, Ranjit Atwal, veio baixar a previsão para o número de computadores - excluindo os tablets - que vendidos este ano. Serão «apenas» 387,8 milhões, mais 10,5% do que em 2010, mas abaixo das estimativas iniciais, que apontavam para uma escalada de 15,9% (406,6 milhões), escreve o «Guardian».

Já em relação aos tablets, as projecções foram revistas em alta para 54,8 milhões de equipamentos comercializados. E tudo aponta para que seja sempre a subir. 


Fonte: TVI24.






Mais informações acerca da lista CLUSTER