ARLA/CLUSTER: FunCube Dongle (ensaios preliminares na bancada)

Quinta-Feira, 3 de Março de 2011 - 10:14:18 WET

Boas noites

Quanto ao dongle SDR Funcube já fiz alguns ensaios preliminares na bancada e na realidade em termos de sensibilidade está conforme e até surpreende.

Entretanto tenho  dispendido  algum tempo a familiarizar-me com os programas SpectraVue e WinRad entre outros que ajudam na configuração/operação do dispositivo. Esta coisa de nos habituarmos a trabalhar sempre com o mesmo programa por vezes cria preguiça de ensaiar outros, portanto um conselho para quem se inicia nos SDRs explorem todos os programas que existem, não se fiquem só pelo PowerSDR, pois a melhor maneira de dominar esta tecnologia é mesmo dominar os programas, porque para mexer... acabaram-se as chaves de trimer e quiçá os ferros de soldar.

Como analisador de espectro é de facto uma combinação excelente os programas que referencio, quiçá outros que me faltam explorar com o dongle Funcube.

Também ensaiei com os OS Windows XP e Windows 7 (este depois de andar ás "aranhas"), ultrapassei a fase, pelo que vou entrar na parte mais "dolorosa" que vai ser ligar uma antena exterior e ver a "desgraça" das intermodulações que se prevêem...ai ai

Entretanto para adoçar seguem alguns "screen shots".

Até breve, 73s
Sílvio
ct1bpt

Fonte: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com Em nome de Sílvio Leiria