ARLA/CLUSTER: 4K9W, Uma história além do radioamadorismo

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 - 10:32:13 WET


É comum ouvir o Vlad, 4K9W (Azerbaijão) operando em quase todas as bandas, praticamente todos os dias. Mas a maioria das pessoas não sabe é que, do outro lado do QSO, Vlad é deficiente físico e está preso a uma cama há 30 anos.

Vlad sofre de uma doença que atrofiou seus membros inferiores e superiores. Ele está preso à cama há mais de 30 anos e precisa de aparelhos para auxiliar na respiração.  Vlad dependia da sua mãe para tudo, comer, higiene e receber medicação.

Em dezembro de 2008, sua mãe morreu. Vlad ficou sem ninguém que cuidasse dele. Passou algumas semanas dependendo de vizinhos que se revezavam cuidando dele. Então, Axel DL6KVA que o conhecia há mais de 20 ano, iniciou uma campanha junto aos radioamadores para ajudar Vlad. 

Vários radioamadores se sensibilizaram com a condição de Vlad e passaram a ajudar mensalmente nas despesas médias e alimentares. Cada radioamador contribui com apenas 20 dólares. Além dos doadores fixos, Vlad também recebe doações únicas de vários outros radioamadores.

Com a ajuda da comunidade de radioamadores do mundo inteiro, hoje Vlad tem uma enfermeira, medicamentos e alimentação.

Vlad é bastante ativo nas bandas, veja seus últimos spots aqui 
( http://www.dxwatch.com/dxsd1/dxsd1.php?f=0&c=4k9w&t=dx ).

Conheça mais sobre Vlad, 4K9W.
( http://4k9w.blogspot.com/ )

Lembre-se que do outro lado do QSO pode estar uma linda história.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil 



Mais informações acerca da lista CLUSTER