ARLA/CLUSTER: Sintonia de Antena nos 17m

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011 - 17:38:48 WEST

Colega Alcides boa tarde
Nesse caso não temos  1/4 de onda mas sim 1/2 onda de cabo. No caso de meia
onda, *( Comprimento de onda =300/18,1=16,57m onde meia onda =16,57/2=8,28m
que multiplicado pelo factor de velocidade de 0,66 = 5,46m)* o cabo reflecte
num extremo, a Z do outro. Logo, o que é apresentado ao sintonizador é a Z
no transformador de impedâncias.
Antes de mais tente alterar o comprimento do cabo para fugir das meias e dos
quartos de onda. Pode tambem tirar o transformador de impedância e testar
sem ele. As antenas de móvel são cada uma um caso particular, que depende do
plano de terra, e de varios factores que os livros muitas vezes não
abrangem. Nada melhor do que testar.

73 de CT4RK