ARLA/CLUSTER: Combinar painéis solares de diferentes tensões

Pedro Ribeiro cr7abp gmail.com
Segunda-Feira, 20 de Junho de 2011 - 17:29:38 WEST

Diria que a solução passará pela pré harmonização das tensões para que
se possam efetuar os paralelos e usufruir da potência que o conjunto
possa fornecer.

Concretamente, arranjar conversores DC-DC de cada uma das tensões para
12v (parece-me ser a tensão mais versátil no contexto) e depois combinar
as saídas de forma a que não ocorram problemas de retorno, o que se
consegue facilmente com díodos ...
Ainda à dias estive a ler um artigo sobre o ARISSAT1 e eles também fazem
algo similar entre os paineis de cada uma das faces do "cubo" já que
dependendo das faces iluminadas, cada painel dará tensões/potências
distintas a cada momento.

Encontrei uns esquemas interessantes para painéis solares (e outras
coisas) na página do XQ2FOD
http://ludens.cl/Electron/Electron.html

73!