ARLA/CLUSTER: Concurso Cidade de Almeirim VHF-UHF 19 de Junho

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 12 de Junho de 2011 - 00:26:35 WEST

Boa noite a todos
A questão focada nestes e-mails não deve ser generalizada. É certo que
existem muitos operadores legais nas nossas bandas (reparem que digo
operadores legais e não radioamadores ) que não são socialmente merecedores
de fazer parte do nosso hobby, mas não concordo que o sejam por uma questão
de andarem por aqui há mais tempo ou há menos tempo. É uma questão de
personalidade!...Normalmente são pessoas com algum défice comportamental,
que se julgam "seres superiores" por este ou aquele motivo, e que desprezam
ou olham "de lado" para outros amadores, que não comungam os mesmo ideais,
mesmo que esses ideais sejam criticáveis. Com o aumento substâncial do
numero de amadores na decada de 90, veio muita gente para as bandas de
amador, sem qualquer preparação, e atrevo-me mesmo a dizer...Sem qualquer
educação, o que levou ao aparecimento de determinadas atitudes, que se
generalizaram, muitas vezes injustamente. Tempos houve, em que havia uma
"hostilidade" por parte de amadores já com alguns anos, aos "noviços" que
vinham da banda do cidadão. Assisti a muita conversa sem qualquer sentido, a
atropelos e ofensas, atitudes indignas de qualquer pessoa minimamente
civilizada, mas de ambas as partes. Não só os amadores mais velhos, numa
tentativa de "puxarem pelos galões", não tinham a melhor atitude, como
muitas vezes assisti, a respostas dos novos amadores ainda mais incorrectas.
Comigo aconteceu varias vezes, ser alvo de quase injurias, por tão somente
dizer a alguns  colegas recém chegados que determinadas expressões não se
usavam nestas bandas. A resposta que eu gostaria de escutar, até porque
quando eu chamava a atenção de alguem, era simplesmente com o intuito de
ajudar a integrar-se melhor num novo meio, era que o colega em questão iria
tentar adaptar-se e que tentaria recordar a minha "dica. No entanto muitas
vezes a resposta que eu tive foi  *" eu falo como quero e como me apetece, e
você por ter a mania que é velhinho não me vem ensinar a falar"...*Isto
passou-se comigo e não é ficção! É a realidade dos factos. Como tal, acho
que os colegas não se devem sentir marginalizados de forma alguma. Apenas
têm que escolher com quem vão falar mais vezes ou com quem não vale a pena
falar...Pessoalmente e com a minha experiência de 35 anos nestas lides,
confesso que era muito contra a ideia de fazer uma certa "triagem" nos meus
contactos...Infelizmente o decorrer dos tempos ensinou-me que talvez
estivesse errado. Hoje em dia não sabemos quem está escondido atrás de um
microfone. Felizmente tenho imensos amigos por aqui. Não julgo nem desprezo
nenhum amador por ser CT5, CT2, CR7, ou seja recem chegado ou
velhinho...Nada disso para mim conta. O que conta mesmo é a maneira de ser e
de estar. A educação e a humildade, para mim continuam a ser as qualidades
mestras do ser humano.
Como tal quando nos deparamos com momentos em que temos que desabafar, como
foi a questão destes e-mails, não devemos generalizar, mas talvez adoptar
uma atitude mais selectiva. Como afirmei, tambem fui algumas vezes vitima de
descriminação, mas pelo motivo contrário!....Por ser "mais velho na rádio".
As incoerências a que assistimos muitas vezes por aqui, dificilmente têm
rosto. Tanto vêm dos mais velhos como dos mais novos.
É tudo uma questão de educação dum povo que só olha para o umbigo.

73 de CT4RK

2011/6/11 Miguel Andrade <ct1etl  gmail.com>

> Bruno e Pedro,
>
> Compreendo o vosso ponto de vista e até alguma frustração da que o Pedro
> aqui testemunhou.
> De facto há muito cinismo e nota-se em QSO essa arrogância que aqui foi
> declarada.
> Eu próprio fui alvo dela, logo no meu primeiro QSO realizado na faixa dos
> 40
> metros ( só não vou dizer o ano para não parecer mal ). Daí para cá
> aconteceram vários incidentes, qual deles o mais irritante. Apresar do
> tempo
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*