ARLA/CLUSTER: Concurso Cidade de Almeirim VHF-UHF 19 de Junho

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Sábado, 11 de Junho de 2011 - 23:47:13 WEST

Bruno e Pedro,

Compreendo o vosso ponto de vista e até alguma frustração da que o Pedro
aqui testemunhou.
De facto há muito cinismo e nota-se em QSO essa arrogância que aqui foi
declarada.
Eu próprio fui alvo dela, logo no meu primeiro QSO realizado na faixa dos 40
metros ( só não vou dizer o ano para não parecer mal ). Daí para cá
aconteceram vários incidentes, qual deles o mais irritante. Apresar do tempo
a que pratico esta paixão pela rádio e de alguma experiência acumulada no
Serviço de Amador há sempre algum presunçoso a « armar-se aos cágados ».
alguns acabam por ter azar pois não fazem ideia quem está do outro lado.
De qualquer forma, não vejam o facto do regulamento de um concurso apenas
enquadrar emissões em telefonia no modo de banda lateral única como uma
desvantagem ( já para não usar outros adjectivos mais fortes ).
Se é verdade que os equipamentos que operam em banda lateral única são mais
inacessíveis e esse facto afasta muitos colegas de um tal concurso ( não só
recentes mas igualmente dos mais antigos ), por outro lado tenham em
consideração anteriores tópicos neste fórum sobre a eficácia e sobre  a
eficiência de cada um desse dois modos de transmissão.
Realmente concordo que possam ser admitidas ambas as formas de telefonia
para qualquer concurso ser mais " democrático " e abrangente, mas isso não é
apostar na qualidade... e muito menos no desenvolvimento.
O crescimento pessoal aliado à vontade de chegar mais longe deve sobrepor-se
ao preconceito aqui expresso e à pequenez da nossa nobre nação.
O dinheiro não é uma barreira intransponível.
Resumindo e concluindo.
Pensem de forma mais ousada e sejam audazes.
Na minha opinião pessoal, as maiores distâncias, sobretudo acima dos 30 MHz,
cobrem-se em banda lateral única e de preferência com antenas polarizadas
horizontalmente. Apesar do que já aqui foi debatido sobre a polémica questão
de qual das polarizações é mais eficaz, pessoalmente obtive melhores
resultados com polarização horizontal ou circular
Não é por falta de posses para adquirirem um equipamento com SSB que devem
continuar a defender o FM.
Juntem-se a quem tem SSB. Apostem no trabalho em equipa e na cooperação.
Há por aí tantos equipamentos com todos os modos de transmissão para os 144
MHz e acima " estacionados " e a ganharem ferrugem, que mete dó.
Eu tenho dois e disponibilizo-me a facultar-vos um deles para participarem
num ou mais concursos em SSB.
A única coisa de que necessito é de boleia.
Os meus amigos decidem em que concurso querem participar, combinam comigo e
vamos serra acima, caso esteja disponível nesse fim-de-semana.
Tenho bateria, gerador, equipamento emissor/receptor, antenas, cabos e até
amplificadores de potência se quiserem.
Tenho muito gosto em ajudar-vos e alguma experiência para partilhar, mas não
vou dar " sermões " nem armar-me em mestre.
Só não tenho é interesse em participar no concurso convosco porque me
desiludi, há uns anos atrás, não tendo voltado a conseguir ânimo para
interessar-me de novo por este tipo de competição.
E querem saber porquê ?
Porque as regras especificavam que os comunicados deveriam ter lugar apenas
nos segmentos recomendados pela IARU para FM. No entanto, todos os
participantes estavam a realizar contactos em UHF fora dessas frequências, (
na verdade quase 2 MHz acima ), supostamente devido às interferências que
todos conhecemos nos 433 MHz... e ninguém foi desclassificado !?!?
Arrepia-me muito mais ainda existirem concursos em FM do que já ( finalmente
) termos concursos só em BLU.
Meus amigos, os problemas resolvem-se ! O que não há é desculpa para
ficarmos todos ( mais uma vez ) à margem do aperfeiçoamento e nos subúrbios
do resto do mundo civilizado, porque « somos uns coitadinhos ».
Haja bom senso !
Pedro e Bruno.
No próximo concurso em que tal se proporcionar a ambas as partes, contem
comigo para vos montar uma estação de SSB.
Transmitem com o vosso indicativo através da minha estação de campanha, sem
qualquer contrapartida a não ser levarem-me convosco no carro. Afinal ainda
vos monto e desmonto a estação.
O que é que querem mais ?... o chá das 5 ?... também se arranja.
Haja mais quem esteja disposto a ajudar colegas como vocês e acabamos de vez
com a mediocridade provinciana do FM nos concursos nacionais que não sejam
especificamente para determinados fins em que esse modo de emissão se
justifique plenamente, isto é, sem serem por razões de " abrangência " e "
democracia ".
Está na hora de pormos fim aos concursos feitos à medida dos coitadinhos que
estão condenados a ficarem à margem do bom senso e na periferia do
progresso.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37