ARLA/CLUSTER: Modem da zon reinicia c/ emissão no ar

Julio Cesar ct1bwi gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Julho de 2011 - 04:36:09 WEST

Viva colega Proença

Há por aí uma coisa ( até já antiga por sinal ) que se chama "Ugly
Balum" ( Balum Feio, não sei porquê ) que dá resultados entre o bom e o
espectacular e que em minha casa resolveu esse problema.

Eu fiz o meu com um palmo de tubo de hidronil ( de esgoto ) que se
compra em qualquer AKY, e que tem cerca de 12,5 cm de diâmetro, mas o
diâmetro não é nada crítico. O importante é manter os 6,40m

Ao que consta, na emissão evita que a malha do cabo coaxial irradie e na
recepção que induza na antena o ruído que capta de todas as direcções...
E acabaram-se as interferências nos computadores nos televisores e nos
telefones.

As únicas coisas importantes são:

-- o comprimento do coaxial da bobina ( a medida de 6m40 é a que tem
dado melhores resultados á "malta" toda )

-- as espiras que tem, _obrigatoriamente_, que ser bobinadas lado a
lado. Se ficar alguma sobreposta o sistema não trabalha.

-- o ficar o mais próximo possível da antena, porque acima dele o cabo
coaxial irradia..

Como brinde vai notar um assinalável decréscimo no clássico ruído das
bandas dos 80 e dos 40 metros sem qualquer abaixamento do sinais que
interessam.

Tenho o meu ( feito com cabo RG213 ) a trabalhar com 1Kw e não há a
mínima interferência em nada, seja em que banda for. Quando ligo o
coaxial directo á antena, tenho um "festival" parecido com o seu..

Dependendo da potência do seu emissor, pode fazer com cabo RG213 ou
RG58, que o resultado é o mesmo.

Click na linha abaixo e vai encontrar muita informação acerca dele:

http://www.google.pt/images?num=100&hl=pt-PT&lr=&safe=off&q="Ugly-balun"&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1152&bih=775
<http://www.google.pt/images?num=100&hl=pt-PT&lr=&safe=off&q=%22Ugly-balun%22&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1152&bih=775>

Até antenas comerciais começam a aparecer com este sistema:

Esta é o esquema do manual da minha Eagle ( da GAP ), onde se pode ver o
choque de RF na base da antena:

Experimente que é barato e espero que resulte tão bem como por aqui.

73 do CT1BWI

*Julio Cesar*

*http://www.aerodromo-cascais.pt*
*http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html*