Re: ARLA/CLUSTER: Antenas Verticais Broadband HF - Tipo Comet CHA-250B / VA250 / HA-750BL / FALCON OUT-250-B e também Diamond BB6W e BB7V.

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Domingo, 17 de Julho de 2011 - 01:40:53 WEST

Olá.

Complementando o tema, a maioria dos tipos de antenna tuner automáticos
trabalham com comutação de bobines/condensadores. Ou seja, por "saltos",
que não dão toda a liberdade de combinações possível. É um pouco como a
quantização de bits num conversor A/D.
No manual vem lá, que param quando o VSWR estiver abaixo de 1,5:1.

Se estes fossem tentar afinar uma antena para 1:1, quase nunca
conseguiam. Só com muita sorte.

73 de CR7ABR
Renato