ARLA/CLUSTER: Antenas Direccionais para Recepção, especialmente para Ondas Medias e Longas.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 15 de Julho de 2011 - 13:41:42 WEST


Há já alguns anos que o autor experimentou determinadas antenas que, embora concebidas por rádio-amadores emissores - logo, mais destinadas às bandas dos 80 e 160 m - se adaptam, com excelentes resultados, para a recepção da banda dos 530-1700 kHz (Onda Media), onde a componente “onda de solo” é mais importante e notória do que a “onda reflectida”, igualmente presente, mesmo em QRGs tão baixas como as da chamada OL (Onda Longa), 153-279 kHz.

Para tais faixas, particularmente em OL , é comum a ideia (falsa) de que “quanto mais fio no ar, melhor.”   Até certo ponto, é verdade, dado lidarmos com comprimentos de onda que - inviabilizando a utilização, por amadores, de antenas verdadeiramente adequadas, pelas dimensões e custo que tal implicaria -, podem ser compensados ...mediante outros “estratagemas.” 

A teoria do “quanto mais fio, melhor” pode resultar em zonas de ruído ligeiro ou nulo e também de ausência de outras emissoras, por forma a minimizar captação de espúrios, fenómenos de modulação cruzada, por saturação do espectro, etc.   Trata-se, sem embargo, do que apelidaria por “fio não domesticado”, ou seja, um simples fio longo, uma extensão de condutor posta no ar para captar, sem critério, sinais de RF e... ruído, de nível cada vez mais intenso nos meios urbanos, em virtude da multiplicidade de equipamentos e utensílios à disposição do Homem, comodidades que podem exasperar o mais paciente dos DXistas.

.....

Por Carlos Gonçalves 

Sócio Honorário da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano (ARLA), Membro do DSWC-Danish Short Wave Club International, colaborador dos boletins SWN-Short Wave News (DSWCI), DX Window (DSWCI), Ydun’s Page (Dinamamarca, OM e OL), BC-DX (Alemanha). 


Secção Técnica Temática de trabalhos da A.R.L.A.

- Antenas Direccionais para Recepção - Antena "U" invertido simples [ Carlos Gonçalves - Agosto 2003 ] (http://www.arla.radio-amador.net/artigo38.htm)

- Antenas Direccionais para Recepção - Antena Bandeira [ Carlos Gonçalves - Setembro 2003 ] 
(http://www.arla.radio-amador.net/artigo39.htm)

- Antenas Direccionais para Recepção -  Antena de Quadro K9AY [ Carlos Gonçalves - Janeiro 2004 ]
(http://www.arla.radio-amador.net/artigo43.htm)




Mais informações acerca da lista CLUSTER