ARLA/CLUSTER: Indefinição da DXpedição ao Sudão do Sul

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 15 de Julho de 2011 - 11:38:23 WEST


Desde 9 de julho de 2011, que o mundo tem mais um país: Sudão do Sul, consequência do plebiscito realizado no Sudão após o acordo que pôs fim ao conflito entre as regiões norte e sul do Sudão.

Havia uma grande expectativa por parte dos DXistas que uma grande DXpedição entraria no ar logo após a declaração de independência do novo país, mas até o momento nenhum sinal do Sudão do Sul no ar. A DXpedição estava marcada para iniciar-se exatamente no dia da sua independência (9 de julho) e ficaria no ar por mais 20 dias com 5 estações operando simultaneamente. Porém, a DXpedição não entrou no ar como previsto.

Após algumas críticas que levantaram dúvidas quanto a validade dos QSOs realizados com o Sudão do Sul antes de seu reconhecimento pela Nações Unidas, e, consequentemente, pela ARRL como uma nova entidade válida na lista do DXCC. Hoje, (14/julho/2011), em nota divulgada pelo Mediterraneo Dx Club ( http://www.mdxc.org ) – uma das patrocinadoras da operação – anunciou que as Nações Unidas já reconheceram o Sudão do Sul e a expectativa agora é quanto a adição dele na lista de entidades válidas para o DXCC.

A nota informa que os operadores dos grupos DX Friends e Intrepid-DX continuam planeando sua operação conjunta no Sudão do Sul, mas não menciona data inicial, nem quanto tempo permanecerão no ar. Todos os operadores já estão com o visto de entrada em mãos e o indicativo da DXpedição será anunciado quando eles estiverem em Juba, capital do novo país e local da operação.

Para mais informações, visite o site da DXpedição ao Sudão do Sul ( http://www.dxfriends.com/SouthernSudan2011/ ).


Atualização: Lista do DXCC inclui Sudão do Sul

 Após o reconhecimento do Sudão do Sul pela ONU, a ARRL aplicou o regulamento do DXCC e incluiu o novo país na lista de entidades DXCC. Portanto, QSOs posteriores a 14 de julho de 2011 com o Sudão do Sul são válidos para crédito no programa DXCC.

Serão do Top Honnor Roll somente os radioamadores com 341 entidades confirmadas, e Honnor Roll aqueles que conseguirem confirmar 332. O Gerente do DXCC, Bill Moore, NC1L, informa que “o prazo final para aparecer na lista anual do Honnor Roll é 31 de dezembro, portanto você precisa solicitar o crédito da nova entidade ao DXCC para continuar com o status de Honor Roll”.


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/5vtu38v)




Mais informações acerca da lista CLUSTER