ARLA/CLUSTER: Dúvida - Limpar rádios.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 14 de Julho de 2011 - 15:44:46 WEST


    Enviado por: "Marcelo Freitas." marcelovfreitas  yahoo.com.br
    Data: Qua, 13 de Jul de 2011 10:53 am

Bom dia a todos,

Prezados colegas, sou restaurador de rádios antigos e também rádio escuta.

Um dos grandes problemas que enfrento no processo de restauração dos aparelhos é o desgaste dos grafismos (impressões nos gabinetes e dial). Este é ocasionado pelo uso de produtos químicos na limpeza, bem como o manuseio ao se tocar com os dedos ou a mão sobre as letras impressas. O suor vai atuando como um removedor, assim como os produtos químicos. O que tenho feito para conservar os meus velhos companheiros de escuta e que tem me trazido bons resultados é a boa e velha flanela úmida e o sabão de côco (em caso de sujeira mais persistente). 

Pelo fato de este tipo de sabão ser neutro (não conter soda cáustica, ácidos ou abrasivos) não há danos ao gabinete dos equipamentos e nem aos grafismos.

Na parte interna, utilizo um pincel macio de crina para evitar danos por descarga electrostática e um jateador de ar direto. Não utilizo o compressor de ar pelo fato de este ter na parte interna do tanque de armazenamento  uma quantidade significativa de água obtida pela pressurização e a própria umidade do mesmo.

Feito isso, sempre coloco o rádio de volta em seu estojo (que pode ser o original ou confeccionado) para protegê-lo da poeira. Na época chuvosa do ano, mantenho pequenos saquinhos de sílica gel dentro dos gabinetes e estojos para absorver a umidade que eventualmente se infiltre.
De fato, pode parecer trabalhoso lembrar de tantos procedimentos e mesmo executá-los com o pouco que tempo que temos diariamente. 

Contudo, posso dizer que poderemos manter nossos rádios conservados e sempre prontos para uso, aumentando também sua vida útil e diminuindo as manutenções corretivas.

Espero ter contribuído de algum modo.

73/51 do PY4018SWL - Marcelo Freitas.
----- Original Message -----
From: "Luiz Rebelatto" <luiz.rebelatto  gmail.com>
To: <vhf-dx  yahoogrupos.com.br>
Sent: Wednesday, July 13, 2011 10:21 AM
Subject: Re: [vhf-dx] Dúvida - Limpar rádios.


Uso WD40, a tempos...., para limpeza e manutenção, com uma flanela, pincel
macio, aplico nos equipamentos, mesa, teclados, passo nas partes plásticas
sem medo de ressecar, como meu shack fica e está há muito tempo fechado ele
ajuda contra a umidade e acumulo de poeira

73

Luiz Rebelatto PY2 XZ

Fonte: Rede VHF-DX: http://www.vhfdx.org



Mais informações acerca da lista CLUSTER