ARLA/CLUSTER: Sol em hibernação!?Ciclo Solar 24 é uma grande Dúvida.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 4 de Julho de 2011 - 16:39:15 WEST


Apesar de toda expectativa criada com a chegada do Ciclo Solar 24 e toda a actividade solar observada nos últimos meses, os investigadores estão prevendo que o Sol está caminhando para um estado de hibernação, novamente. Os pesquisadores do National Solar Observatory (NSO) e do Air Force Research Laboratory reuniram um grande número de dados a partir da observação do interior do Sol, superfície visível e coronária (atmosfera solar), e as análises sugerem que o ciclo de manchas solares está tendendo para hibernação.

O que vai acontecer com o Sol?
“Aproveitem o espectáculo promovido pelas labaredas solares, a beleza das ejecções de massa coronária; deve levar um bom tempo até que possamos presenciar um ciclo solar novamente,” disse Ian O’Neill. O próximo ciclo solar será o mais fraco da história moderna? Poderia o Ciclo 25 nem começar? As manchas solares se tornaria coisa do passado? Ninguém tem ainda as respostas para estas perguntas, “mas uma coisa é certa: a actividade solar está diminuindo e a actividade magnética está ficando mais fraca” finaliza Ian O’Neill.

E o Aquecimento Global?
Há tempos que uma corrente científica – contrária ao grande negócio criado por detrás da indústria do verde – vem alertando que o clima terrestre não é influenciado directamente pela emissão de gás carbónico (Dióxido de Carbono, CO2) no mundo moderno. A farsa sobre “Aquecimento Global” foi criada para sustentar a chamada “indústria verde” que hoje é responsável por milhares de empregos gerados particularmente na Europa e Ásia. Como todo o climatologista de respeito sabe, o clima terrestre é influenciado em larga escala pela actividade solar. Com a diminuição da actividade solar, o clima da terra tenderá a resfriar-se no futuro, como já aconteceu no passado na chamada “Pequena Idade do Gelo”.

Pequena Idade do Gelo?
Se o Sol está mesmo entrando em um período de hibernação, então vamos passar pelo fenómeno que já ocorreu no século 17, foram 70 anos sem registo de manchas solares. Neste período o clima global resfriou, a ponto de existir uma feira sobre o Rio Sena (Londres) que ficou congelado por anos. Este período ficou registado na histórico com o nome de “Little Ice Age” (Pequena Idade do Gelo). Se isso acontecer, os cientistas-do-apocalipse, que proclamam que o aquecimento global é antropológico e nossas emissões de CO2, cairão do cavalo e terão que admitir o que a boa ciência sempre soube: o clima global é influenciado pelo Sol desde que o mundo é mundo. Leia mais sobre a Pequena Idade do Gelo aqui (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Idade_do_Gelo).

Mas o que vai acontecer com a propagação?
Quanto à propagação… se realmente passarmos por um longo período sem manchas solares, boa parte da brincadeira vai acabar. As bandas altas (acima de 20MHz) não deve mais ser reflectida pela ionosfera e não haverá propagação de ondas de rádio a longa distância, mas por outro lado teremos as bandas baixas (abaixo de 10 MHz) com aberturas como nunca vistas na história do rádio. Por exemplo, em 2009 – no meio do mínimo solar entre os ciclos 23 e 24, radioamadores brasileiros ouviram sinais de estações russas em 40m ao meio-dia. A explicação: sem manchas solares, a camada D não se deve formar, permitindo aos sinais se propagarem por uma boa parte do dia nas bandas baixas.

Leia outros artigos relacionados:
http://www.dxbrasil.net/wp/artigo/ciclo-solar-24-baixo-pode-afetar-o-clima-da-terra/
http://news.discovery.com/space/is-the-sun-about-to-fizz-out-110614.html


Fonte: Luciano 'Luc' Moreira (PY8AZT) em DXBrasil (http://tinyurl.com/6a8lzf3) adaptado para Portugal por João Costa (CT1FBF).



Mais informações acerca da lista CLUSTER