ARLA/CLUSTER: Rádio escutas em 3 continentes lamentam fim das transmissões da BBC

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 31 de Janeiro de 2011 - 11:33:52 WET


Enquanto a BBC e o governo discutiam de quem era a culpa dos cortes do serviço mundial da BBC na semana passada, o impacto global da maior mudança na historia da BBC em 79 anos, estava apenas começando.
 
A extinção de cinco serviços de língua estrangeira, incluindo o fim das transmissões para a Índia, Rússia e China, levarão a perda de 30 milhões de ouvintes e um sexto da audiência global do serviço mundial da BBC de 180 milhões de ouvintes. 

A BBC deixando de transmitir em cinco idiomas para a África, Caribe, Macedónia, Servia e Albânia, perderão cerca de 3,4 milhão de ouvintes. 

Com essas mudanças feitas pela BBC a emissora deixa o primeiro lugar em emissoras de onda curta para a Voz da América criada em 1942 e mantida pelo governo Norte Americano. Um dos ex-diretores da BBC John Tusa sempre dizia que os trabalhos internacionais em transmissões de onda curta sempre foram inferiores à Voz da América.     

Com o corte de 16% de gastos nos investimentos em onda curta feitos pela BBC, cerca de 650 profissionais de comunicação foram dispensados dos 2400 funcionários do serviço mundial. 

Com este corte a BBC estima uma economia de muitos Euros até 2014 dentro da estimativa de controle de gastos estimada pelo ministério de relações exteriores da BBC. 


Ouvintes descontentes com as mudanças feitas pela BBC, utilizam vários sites de redes sociais como o Facebook para manifestarem seu descontentamento. 

Existe um perfil do secretario de relações exteriores William Hague no Twitter para todos que quiserem manifestar-se sobre o assunto.
 
O serviço mundial da BBC possui um telefone conhecido por "World, have your say" onde todos os ouvintes e rádio escutas deixam gravadas suas reclamações. 


Português para a África

Segundo especialistas o fim das transmissões da BBC para a África será uma perda muito grande para a população que vive com regimes repressivos e que bloqueiam informações vindas de outros países - 
"este é um golpe muito grande para a democracia, o direito a informação e a liberdade de imprensa", disse Elias Issac, diretor da Open Society Institute de Angola. Sem informações recebidas via onda curta da BBC a população ficará limitada as informações filtradas que o governo oferece e a única rádio que cobre todo o pais é a rádio do governo. 

O serviço de língua portuguesa foi criado pela BBC em 1939. Ela transmite 11 horas de programação em língua portuguesa para cerca de 1,5 milhão de pessoas nas ex-colônias de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O Rádio tem muita influencia em partes da África onde televisão e internet são escassos. 

Issac disse: "a maioria dos Angolanos não tem acesso a internet. Nosso pais possui uma grande população analfabeta e assim a informação via rádio é fundamental. A BBC nos fornece informação de forma independente e o restante das informações vem de Portugal.

O editor do jornal diário Processo Politico de Moçambique criticou a Grã- Bretanha por desperdiçar a oportunidade de mudar a vida dos moçambicanos com informação de qualidade sem restrições. "Se você quer uma politica externa seria, você deve se concentrar no que é bom", disse Hanlon referindo-se a BBC.

Um empregado do serviço internacional da BBC, que não quis ser identificado, disse que muito conhecimento especializado será perdido com o desligamento das ondas curtas para esses países. 


Balcãs

O encerramento dos três serviços linguísticos dos Balcãs provocou um lamento nostálgico e uma sensação de abandono na região.
"É o ultimo dos muitos sinais que eram enviados para nossa região. E isso é muito desagradável pra nós", disse Saso Ordanoski, analista político em Skopje.

A existência de um serviço de língua macedónia teve um significado especial para o seu país, cujo nome é uma fonte de atritos internacionais. "Foi uma espécie de reconhecimento oficial de nossa soberania", disse ele.

A Macedónia é um dos países dos Balcãs com politicas mais instáveis de todo continente disse Nenad sebek que trabalhava como correspondente internacional para a BBC na Macedónia e hoje dirige uma Ong. "Os problemas políticos nesta área ainda não foram resolvidos. Temos vários problemas em Kosovo e Albânia. "por varias semanas tivemos vários motins e durante varias horas e varias semanas ficamos sem comunicação via internet e via telefone", disse Nenad Sebek. Temos ótimas razões para que a BBC não interrompa seus sinais de onda curta para nossa região. 

A Servia mantém um grande respeito com a BBC de Londres que sobreviveu a ocupação Nazista, cresceu com o Comunismo e sobreviveu até a um bombardeio por aviões ingleses na guerra de Kosovo. 

Com o fim das transmissões em língua Albanesa em Montenegro, Nebojsa Medojevic, líder do partido Movimento para Mudanças, disse à BBC que as transmissões em ondas curtas tinham muita influencia em seu pais. Talvez o mais importante foi que as transmissões da BBC ajudavam os jornalistas locais, educando-os e possibilitando que a população tenha acesso a informação de qualidade. Nebojsa Medojevic disse que novas gerações de jornalistas possivelmente não respeitarão as transmissões da BBC que perderá sua credibilidade no pais. 

A internet abriu novas fontes de informação independente a partir do Twitter e blogs como os escritos por Jasmina Tesanovic, que teve fama internacional reconhecida em 1999 quando escreveu varias matérias sobre bombardeios na guerra em Kosovo. 

"Ninguém utiliza o rádio na busca de informações. Em Belgrado eu joguei todos os meus rádios fora porque eles já não tem mais utilidade pra mim", disse Jasmina Tesanovic que mora na Servia e escreve suas matérias utilizando a internet. 


Caribe

Os rádio escutas e organizações de mídia em todo o Caribe lamentaram o anúncio desta semana que o serviço da BBC Caribe serão cortados, o silenciamento de uma fonte de notícias e informações valorizado por décadas.

"Este será um duro golpe para a integração regional do Caribe", disse Donaldson Romeo, membro do conselho legislativo de Montserrat.

O serviço da BBC no Caribe começou em 1939 com a chamada das Índias Ocidentais, na qual soldados servindo no exterior liam suas cartas para seus familiares em casa. Com o tempo este serviço evoluiu para Vozes do Caribe, a partir dos escritos de luminares como Derek Walcott, e após um período fora do ar relançada em 1988 com notícias e foco em assuntos atuais. O apresentador Hugh Crosskill tornou-se uma voz reconhecida em toda a região.


MAURICIO BERALDO PY4MAB	
Py4mab  amsat.org
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/



Mais informações acerca da lista CLUSTER