Re: ARLA/CLUSTER: Válvula de churrasco

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Sábado, 29 de Janeiro de 2011 - 20:10:55 WET

Boas colegas.

Como o colega Matias disse, e bem, é função do Getter "apanhar" o conteúdo
resídual de ar no interior de uma válvula. Porém, permitam-me dizer que o
sucedido no vídeo pode não ser ionização devido a ar...

A possíbilidade de existir corrente eléctrica numa válvula de vacuo, provem
do cátodo estar coberto com óxidos emissivos. Estes, ao serem aquecidos,
libertam electrões pelo processo termoiónico. Claro que os electrões são
repostos pelo circuito que estiver ligado ao cátodo, se não nenhuma corrente
passava na válvula.

O que acontece é que os electrões são partículas com massa, e como tal, ao
chocarem com alguma coisa (atomo, molécula, ião) que apanhem à sua frente,
há consequências. É por isso que existe resistência eléctrica. O processo
habitual de uma válvula deste género avariar, é que a corrente é de tal modo
intensa, proveniente de uma sobre-excitação ou polarização mal desenhada, e
pode estar a despir o cátodo. Assim as partículas "arrancadas" do mesmo
espalham-se como um gas, e geram este efeito de ionização. Pode dizer-se,
humoristicamente, que "nasceu ar vindo do cátodo".

Claro que se a válvula for velha, o ar pode entrar pelos buracos dos pinos
da válvula, o que é raro, diga-se de passagem. Além do mais, ar dentro da
válvula provoca uma descarga imediata, mesmo com o cátodo FRIO.

73 de CR7ABR
Renato