Re: ARLA/CLUSTER: Radiobook - A Rede Social da Rádio.

Joel Lobão joel.lobao gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2011 - 19:31:08 WET

Olá colega Mourato,

O radiosport é apenas um termo que surgiu recentemente para o que já existia
há muitos anos. Tal como em tudo na vida há bons e maus operadores de rádio
e de concursos. Há quem cumpra as regras e quem não cumpra. Se vão para a
janela de CW ou mesmo para fora das frequências consignadas ao serviço de
amador estão a incorrer numa infracção. Eu ando de carro e não se pode dizer
que andar de carro é mau porque há quem ande a 220 kmh ou por haver quem
tenha carros de muitos milhares de Euros. E não é preciso ter-se uma estação
de milhares de Euros para se fazer radiosport. O CT1ILT é um bom exemplo
disso. Eu sei que há quem aceda à sua estação remotamente, mas para isso foi
criada a modalidade Extreme. Essas estações não têm muito a ganhar pois
qualquer falha na ligação da internet faz com que percam tempo e por
conseguinte pontos. É um sistema muito falível.

O radioamadorismo, como tudo, sofreu algumas alterações, mas a base continua
lá. É verdade que se construiam os próprios equipamentos, mas era por não
haver grande oferta e a que havia ser quase inacessível ao comum dos
mortais. Se nesse tempo fossem mais acessiveis provalvelmente a maioria
também os compraria. Constuia-se não só pelo gosto mas por necessidade.

O mal é que de hoje em dia consegue-se ser operador de rádio sem saber
soldar uma PL. Se algo simples avaria nessas estações provavelmente não
conseguem resolver o problema.

Mas também há radioamadores que percebem de técnica e são adeptos do
radiosport. E o colega Carlos conhece alguns melhor que eu. Alguns são até
frequentadores assiduos desta lista.

O que quero dizer é que desde que a transmissão não use meios artificiais
para levar a mensagem por mim é valido. Tanto é o CW como AM, como MS, EME,
etc. O mal é quando se mete ao barulho meios que não têm nada a ver com
rádio.

Não se pode pôr no mesmo saco o radiosport e o echolink, isso não.

73 de CT1HXB - Joel Lobão