ARLA/CLUSTER: Deslocamento do Norte Magnético do Planeta, requer mudanças.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2011 - 16:36:54 WET


 O Pólo Norte magnético da Terra está se movendo para a Rússia a cerca de 40 milhas (64 quilómetros) por ano devido a mudanças registadas no núcleo magnético do planeta, segundo os resultados de uma nova pesquisa.


Mudança afecta o Aeroporto Internacional de Tampa, Florida.

O Aeroporto Internacional de Tampa, fechou sua pista principal a 13 de Janeiro, para redesenhar os designadores numéricos e sinalização de taxiway para reflectir a mudança.
A mais movimentada pista de Tampa, o paralelo da pista oeste, foi redesenhado para 19R/1L, da sua anterior designação de 18R/36L. O número representa o rumo da pista do azimute magnético, para designação de 18 denota "180 graus" do norte (neste caso, sul). A mudança para 19, na pista está agora inclinando um pouco a oeste. (Como as pistas são usadas frequentemente em ambos os sentidos, o R e L indicam a esquerda e a direita, e o segundo número representa a posição das cabeceiras e o sentido oposto, daí a diferença de 18 ou 180 graus). A FAA - Federal Aviation Administration, está exigindo que as denominações das pistas sejam alteradas, em razão da mudança do pólo norte magnético. 
 
O norte magnético, que é para onde as agulhas das bússolas apontam  é perto, mas não exactamente no mesmo lugar que o Pólo Norte geográfico. Actualmente, o norte magnético está próximo de Ellesmere Island, no Canadá.


Os Navegadores tem usado o norte magnético durante séculos para orientar-se …

Embora os sistemas de posicionamento globais têm substituídos amplamente as técnicas tradicionais, muitas pessoas ainda usam a bússola para se orientarem.

O Pólo Norte magnético pouco mudou de local desde que foi descoberto por cientistas em 1831. Em 1904, o Pólo começou a mover-se para nordeste a um ritmo constante de cerca de 9 milhas (15 quilómetros) por ano. Em 1989, houve uma aceleração, e em 2007 os cientistas confirmaram que o Pólo estava galopando em direcção à Sibéria, a 34,37 milhas (55,60 km) por ano. Actualmente já vai a 40 milhas (64 quilómetros) por ano. Uma alteração do pólo magnético, poderá levar a profundas mudanças do nosso planeta.


Reversões do campo magnético

O campo magnético da Terra é revertido em intervalos que variam entre dezenas de milhares de anos a alguns milhões de anos, com um intervalo médio de aproximadamente 250.000 anos. Acredita-se que a última ocorreu 780.000 anos atrás, referida como a reversão Brunhes-Matuyama.

O mecanismo responsável pelas reversões magnéticas não é bem compreendido. Alguns cientistas produziram modelos para o centro da Terra, onde o campo magnético é apenas quase-estável e os pólos podem migrar espontaneamente de uma orientação para outra durante o curso de algumas centenas a alguns milhares de anos. Outros cientistas propuseram que primeiro o geodínamo pára, espontaneamente ou através da acção de algum agente externo, como o impacto de um cometa, e então reinicia com o pólo norte apontando para o norte ou para o sul. Quando o norte reaparece na direcção oposta, interpretamos isso como uma reversão, enquanto parar e retornar na mesma direcção é chamado excursão geomagnética.

A intensidade do campo geomagnético foi medida pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss em 1835 e foi medida repetidamente desde então, sendo observado um decaimento exponencial com uma meia-vida de 1400 anos, o que corresponde a um decaimento de 10 a 15% durante os últimos 150 anos.


A missão multi-satélites Swarm, a ser lançado em 2012, irá fornecer o mais completo estudo de campo geomagnético e a sua evolução temporal, e melhorar os nossos conhecimentos acerca do interior da Terra.


Fontes: Vahali Live Earth, Wikipedia e ESA - European Space Agency.



Mais informações acerca da lista CLUSTER