RE: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.

Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2011 - 19:12:09 WET

Boa tarde colega Rui Jorge Martins, CT1EBH.

Não sei como considera que isto é o fim dos repetidores de amador, quando cada vez à mais e para "todos os gostos".

Bem, vamos lá por partes, os echolinks simplex continuam a existir em 434 MHz e os repetidores estão a sair em 438 MHz.

A ideia, que neste caso, somente se aplicou ao CQ0USM localizado em S. Miguel - OLHÃO era aumentar o tráfego nos repetidores de UHF já existentes e que na maior parte do tempo estão sem qualquer actividade. Agora, pode-se criticar e com algum fundamento se é boa politica de gestão de espectro continuarem a existir nos mesmos locais um repetidor normal e outro ligado a um echolink...?

Obviamente, que a minha resposta é não, alias, as associações tem plena consciência que mesmo em UHF e por este andar o n.º de canais disponíveis vai começar a escassear ou já é mesmo escasso em alguns casos, e por seu lado a ANACOM também deixou bem claro nas ultimas reuniões, pretender pôr cobro a esta situação começando a taxar anualmente todos os licenciamentos ou autorizações em qualquer banda do serviço de amador consoante a escassez de frequências disponíveis em cada segmento recomendado.

Da minha parte, aguardo pacientemente que a Autoridade Nacional de Comunicações cumpra previamente com aquilo com que se comprometeu nesta área, começando pelo menos em UHF, a seguir as recomendações da IARU Região 1 pois existem segmentos consignado para repetidores analógicos, repetidores digitais, echolinks simplex, etc...não existindo a necessidade de misturar, por exemplo; repetidores analógicos com repetidores digitais, como infeliz e absurdamente aconteceu com as ultimas autorizações para os D-Star.

Muitissimo mais há a dizer sobre o tema, mas por agora chega, que tenho de ir jantar.

João Costa, CT1FBF

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Rui Martins
Enviada: terça-feira, 18 de Janeiro de 2011 11:20
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'; REP-RedeEmissoresPortugueses  yahoogrupos.com.br
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: RPE: repetidores de UHF em fase de licenciamento e instalação.

Boas,
Isto é para mim o fim dos repetidores de amador.
Senão vejamos.
	Há alguns dias atrás alguns dos subscritores desta lista criticavam a presença do repetidor de SSTV nos 144,500 havendo mesmo quem aconselha-se a instalação do mesmo em UHF onde o espectro é mais alargado.
	Contráriamente a esta afirmação utilizamos agora as frequências dos repetidores para links á conferencia LUSO-USA em vez de utilizarmos as frequências de 434 como até aqui acontecia.
	Assim sendo temos duas frequências ocupadas quando apenas necessitamos de uma para os Echolinks.
	Desta froma dentro de muito pouco tempo teremos os repetidores em todo o pais ocupados de forma abusiva apenas por um utilizador pois que eu saiba este é o segundo a ser ligado á LUSO-USA (O primeiro pela REP).
	É assim uma pena que as associações estejam a transformar os repetidores de amador de UHF em repetidores de "internet amadores" limitando assim a utilização dos mesmos, mesmo em situações de emergência.
A solução foi então apresentada pelo Matias vamos para mais altas frequências para podermos ter as coisas mais limpas.
Resta-me apenas esperar que a epidemia não se alastre.

CT1EBH

Rui Jorge Martins