ARLA/CLUSTER: Mais uma !

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sábado, 15 de Janeiro de 2011 - 13:18:53 WET

Boas.
Nesta matéria de repetidores licenciados pela Anacom, há muita coisa que se
poderia discutir.
É que não basta estar legal, é preciso ter também alguma moral e  bom-senso.
Não é que este repetidor de SSTV me venha a causar grande perturbação
radiolectrica, é o facto de proliferarem
coisas que para mim, não fazem sentido.
Ora o SSTV tem todo o direito de existir claro está, e a sua vastíssima
comunidade de utilizadores, mas parece bem que esse  seja em FM? e ainda por
cima por-se um repetidor no canal de chamada?
Então e os que quererão fazer uma chamada geral em SSTV sem estarem a ser
perturbados por um repetidor que retransmite tudo quanto recebe?
E se agora alguém ao abrigo da lei a aprovou este repetidor, fosse por um em
144.300 porque é a frequência de chamada para phonia. Então não teria o
mesmo direito?
Claro que sou sensível aos ensaios técnicos e  experiências destas coisas,
gosto e aceito, mas estes repetidores são às pargas na Banda dos PMR  e
aparentemente no aspecto técnico este não é deferente.
Porque não vão fazer isto para o UHF que precisa de ser povoada e há muito
espaço para se fazerem os testes todos?
 A Anacom é que é a culpada, pois para legalizar um beacon a uma qualquer
associação devidamente fundamentada, com segmentos de espectro reservados e
grande aceitação pela comunidade que faz Dx e estudos de propagação, exige o
parecer favorável, e por escrito, da IARU para deferir licenciamento dos
mesmos.
Para um repetidor, aparentemente não faz grandes exigências  e vai mais
longe, legaliza-os em segmentos à revelia das recomendações da IARU.
Recomendações estas que se comprometeu a cumprir por força de lei que mandou
publicar em diário da republica.
Começou no D-star e agora este.
São estas coisas que por vezes me deixam perplexo.
Claro que estas coisas nunca teriam o parecer favorável da IARU, mas por cá
vão-se vendo e proliferando.
Enfim, que os responsáveis por esta estação repetidora aproveitem bem e
façam bom uso dele.
Sem ressentimentos claro está, eles não têm culpa de nada.
Melhores 73 e bom fim-de-semana

Matias
CT1FFU-CR5A