ARLA/CLUSTER: Smeter???

Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2011 - 13:21:37 WET

Pois efectivamente assim é, as medidas relativas dos S´Meter quase nada indicam de concreto.

Quanto tenho hipótese e equipamentos para isso, "calibro" os medidores de sinal dos meus rádios, para onde S9 corresponde a 50uV. O problema seguinte é que a escala deveria ser logarítmica e nem tão pouco é linear. Conclusão, seguidamente tenho os colegas a dizerem-me que devo ter o S´Meter avariado ou outra avaria grave nos receptores dos equipamentos, etc... pois os meus reportes de sinais são muito baixos.

Por exemplo, no sitio da Internet da Radio-noticias em: http://www.radio-noticias.eu/hf.html# na área de "ensayos" podem verificar a discrepância das medidas relativas que existe nos testes apresentados aos "Medidor de señal" dos diversos equipamentos ensaiados em HF e VHF.

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Gomes
Enviada: quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011 12:44
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Smeter???

Boas
Obrigado a todos...
Para mim ficou claro que o ligar de um linear, ou uma simples troca de antena, não pode aumentar um sinal 30dBs (passar de 9 para 9 +30)!!!
Quando se ouve um report destes alguma coisa está mal...
Será erro do smeter?
Li um teste (http://www.seed-solutions.com/gregordy/Amateur%20Radio/Experimentation/SMeterBlues.htm ) onde o seu autor diz que em medidas relativas:
-entre S9 e S9+50 na maioria dos equipamentos o erro não ultrapassar os 6 dB
-entre S7 e S9 a variação deveria ser de 18 dB normalmente fica-se por 10 dB
-abaixo de S6 os smeter tem tendência a ficar muito sensíveis, sendo por vezes o aumento de 1 unidade equivalente ao aumento de 1 dB
-entre os S0 e S5 muitos rádios tem somente uma variação de 10 dB
Com tanto erro, afinal talvez se justifique "5 by 9"....hehehehe

73 Gomes CT1HIX