Re: ARLA/CLUSTER: Desligado repetidor italiano em 145,800 MHz em nome do espírito radioamadoristico.

Antonio Matias ct1ffu gmail.com

Boas.
Tivemos uma situação parecida em CT.
O antigo repetidor de Torres Vedras estava em 145.775mhz, mas como o desvio
era muito largo e com o Dopller descendente da ISS tornava impossíveis  os
contactos com a ISS na região Oeste.
Felizmente que a Anacom  e a Associação local de Torres, compreenderam as
sucessivas reclamações que fiz .
Em Portugal, não haverá mais a atribuição deste canal para repetidor nenhum,
afim de garantir espaço no espectro para as comunicações com a ISS.
Ainda falta muita gente entender que também devem deixar os 145.200 livres
de tráfego, mas aqui é mais difícil, pois são muitos e
alguns desinteressados dessas coisas dos satélites.

Valha-nos que em Portugal  ainda vai havendo, pelo menos nas Associações e
Anacom não só escrupuloso respeito pela lei e recomendações da IARU, mas
também o chamado senso-comum e interesse geral do radioamadorismo.

Há espaço para todos, desde que nos respeitemos e soubermos compreender que
há colegas com interesses distintos dos nossos e não menos importantes.

73
Matias
CT1FFU-CR5A