ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo Pobre/Rico existe?

Gomes ct1hix sapo.pt
Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011 - 16:45:30 WET

Depois existe o "reverso da medalha" que também tem que ser considerado http://en.wikipedia.org/wiki/Contesting_controversies

73 Gomes CT1HIX
  ----- Original Message -----
  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Monday, January 10, 2011 12:22 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo Pobre/Rico existe?

  Gostei da abordagem do colega Gomes!!...Alem do mais, quem quer usa e quem não quer não usa. Eu por acaso até tenho, mas uso apenas esporádicamente. É coisa que realmente acho interessante no aspecto técnico, e que possibilita um bom grau de investigação nas áreas de software e redes pelos colegas preparados para o assunto, o que é em todos os casos de louvar, mas não me seduz muito para ser franco...Certamente  porque pouco ou nada entendo de software...Agora a desculpa de ter um voicoder protegido, que tem que se comprar para usar é no minimo ridicula!!! São 20 euros que isso custa!!!..Então não pagam tambem pelos restantes componentes??? Quanto custam os Hibridos ou transistores dos PAs????..Conseguem faze-los em casa?  E pelo firmware que vem nos radios modernos???... A yaesu, Icom, Kenwood, Alinco, etc, etc, não usa software dedicado na configuração dos equipamentos???...Não é tambem pago???? Claro que é?...E é segredo deles!...Então porque tanta polémica à volta do "AMBE"??
  Quanto ao facto de ter como suporte OPCIONAL a internet...Consideremos isso apenas como mais um acessório, e pronto!...Claro que a verdadeira essência do radio perde-se um pouco, mas o radioamadorismo tambem tem "faladores" e não apenas "latoeiros"....Diria até, que cada vez mais quem contribui para os numeros dos radioamadores, são faladores e não latoeiros. Cada um tem a sua visão e ocupa uma vertente no radioamadorismo, e tudo o que for feito em prol do mesmo é de louvar. Tambem existem outras modalidades que são NA MINHA OPINIÂO, piores que o D-STAR, como por exemplo essa coisa a que chamam "RADIOSPORT",  que é uma invenção moderna, mas que temos que aceitar, pois para muitos a competição é mais importante que a troca de conhecimento e experiencia.

  73 de CT4RK