ARLA/CLUSTER: ANACOM

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Sábado, 8 de Janeiro de 2011 - 11:18:24 WET

Boas Mourato

Será que é esse o problema que eu tenho???

É que de hà uns 4 anos para cá não consigo operar em 7 e 3.5mhz durante a noite. S=9 de qrm.

Um ruido que dá comigo em doido. O poste que trás a linha de média tensão está a uns 20 metros do meu qth, melhor está no meu terreno a alimentar o pt que abastece o meu lugar.

Como saberei que o problema é dos isoladores??? Não quería estar a reclamar sem qualquer fundamento.

Noto mais ruido nos dias quentes de Verão. O ruído estático tem dias de S=7/9.

Aguardo mais infomações.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........
WWW.YOUTUBE.COM/CT2IVH

From: radiofarol  gmail.com
Date: Thu, 6 Jan 2011 22:47:39 +0000
To: Cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: ANACOM

Boas noites prezados colegas
Para que não estejam sempre a dizer mal do regulador (os que costumam dizer) Hoje recebi a visita da ANACOM na sequencia de uma reclamação feita por mim à cerca de 3 semanas, Sobre o QRM provocado por fugas nos isoladores de linhas de média tensão, que se encontram as escassos 30 ou 40 metros do meu QTH, acompanhados da pessoal da EDP distribuição. Este problema ja tinha surgido faz cerca de uma ano, tendo na altura sido resolvido com a substituição de isoladores. Todavia, e pela falta de manutenção crónica que estas linhas sofre, ainda por mais estas que estão próximas do mar, o problema reapareceu ( e vai reaparecer ) ao fim de cerca de um ano. O QRM atingia cerca de S8/9 em 10m, especialmente à noite com a humidade, e quando havia vento ( Em Sines deve-se contar é os dias em que não existe vento).
Vistoriado o sistema, foi efectuada uma limpeza geral e apertados todos os parafusos e afins!...Problema resolvido...O QRM desapareceu. Agora, mesmo com vento e chuva, o QRM em 10m é de S zero., Frequências limpas de novo....Ou tenho muita sorte, ou a ANACOM funciona mesmo.

73 de CT4RK

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.