ARLA/CLUSTER: EUA celebram 150 anos das linhas telegráficas transcontinentais

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2011 - 13:25:26 WET


Em 2011 os Americanos comemoram 150 anos das linhas telegráficas transcontinentais. 

Em 16 de junho de 1860, dez semanas após o inicio das operações do Pony Express, o congresso nacional Americano aprovou que o secretario do tesouro subsidiasse a construção de uma linha telegráfica transcontinental para ligar o rio Missouri à costa do Pacifico.
 
A passagem deste projeto de lei pelo congresso Americano resultou na incorporação das companhias Telegrafo Overland da Califórnia com a companhia Pacifico Telegraph de Nebraska.

Em 4 de julho de 1861, Edward Creighton iniciou a construção das linhas telegráficas em Nebraska que seguiria em direção a Salt Lake City.

Doze mil milhas a oeste, seguindo para o forte Churchill no estado de Nevada, James Gamble definia o local onde seria instalada a primeira linha telegráfica.

Enquanto as linhas telegráficas estavam em construção o Pony Express continuava operando normalmente. Cartas e jornais eram entregues utilizando cavalos que cruzavam St. Joseph, Missouri a Sacramento, CA. 

Em outubro de 1861 Edward Creighton chegava com os cabos do telegrafo em Salt Lake City e após quatro dias de viagem James Gamble chegava com sua equipe em Salt Lake City.

No dia 26 de outubro daquele ano os cabos foram unidos e desta forma San Francisco estava em contato direto com Nova York completando toda a linha de telegrafo transcontinental Americano. 

No mesmo dia foi encerrado oficialmente o Pony Express e os cavalos e os homens desbravadores e valentes foram dispensados pois a partir daquele instante começavam a ser emitidos os sinais de telegrafia utilizando os cabos transcontinentais. 

Mesmo com o final da Pony Express os cavaleiros ainda trabalharam até o mês de novembro daquele ano sendo sempre utilizados quando uma linha telegráfica apresentasse algum problema. 

MAURICIO BERALDO PY4MAB
Py4mab  amsat.org 
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/  



Mais informações acerca da lista CLUSTER