ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo Pobre/Rico existe?

Gomes ct1hix sapo.pt
Domingo, 2 de Janeiro de 2011 - 20:56:17 WET

Boas
Estive a analisar a distribuição do DSTAR no mundo e é "engraçado" ver que só está implementado nas zonas mais ricas do planeta, EUA, Europa e Austrália, http://www.jfindu.net/DSTARRepeaters.aspx
Para mim, que vejo o Radioamadorismo como um hobby onde todos tem possibilidades, com maior ou menor esforço económico,  com maiores ou menores conhecimentos técnicos, fico triste.
Já sei que existem poucos radioamadores na zonas mais pobres do planeta, mas ao usar, por exemplo um sistemas onde a Internet serve como suporte, não estaremos a criar uma barreira pobres/ricos que não deveria existir?
Parece que queremos fazer rádio "num condomínio fechado".
Nada tenho contra a evolução técnica, mas....

73 Gomes CT1HIX