ARLA/CLUSTER: Off Topic: Farto de software caro ou pirateado? aposte no que é grátis.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2011 - 14:53:57 WET


Farto de software caro ou pirateado? Faça como eu! Aposte no que é grátis. 

Vai ver que não fica nada mal servido.

Segue-se uma lista com o que de melhor aí anda.
 

Utilidades 
Dropbox (Windows / Mac) - Ferramenta imprescindível para quem tem vários computadores e precisa de ter os mesmos documentos disponíveis em qualquer altura e em qualquer uma dessas máquinas. Sincroniza tudo e gratuitamente até aos 8GB. Vale muitíssimo a pena os zero euros que custa.

Evernote (Windows / Mac) - O Evernote é a ferramenta de excelência para se tirarem notas e para voltar a um assunto mais tarde. As notas podem vir de todo o lado: desde as fotografias dos telemóveis até qualquer site na internet. 

AppFresh (Mac) / FileHippo (Windows) - Por causa da fartura, não é fácil manter todos os programas actualizados. É, no entanto, importante que tudo esteja nos conformes, até por questões de segurança. Estes programas ajudam nessa tarefa. 

Teracopy (Windows) - Copiar ficheiros pode ser uma tremenda seca. Pode também ser desesperante se a coisa correr mal. O Teracopy evita muitos problemas. 

Quicksilver (Mac) - O Application Launcher mais poderoso do planeta e arredores. 

Soluto (Windows) - Com o passar do tempo o arranque do Windows torna-se leeeeentooooo. O Soluto propõe formas para acelerar esse processo. 

 

Media
Songbird (Windows / Mac) - Leitor de música com ligação directa a muitos blogues dedicados aos sons. Óptimo para fazer downloads de mp3. 

VLC (Windows / Mac) - Este bichinho papa tudo! É um Media Player todo-o-terreno.

Handbrake (Windows / Mac) - Converte e rippa vídeos de e para os principais formatos. 

Audacity (Windows / Mac) - Para quem trabalha com áudio, o Audacity é a ferramenta perfeita. Faz tudo o que é preciso. 

 

World Wide Web 
Chrome (Windows / Mac) - Navegador de internet com o selo da Google. Rapidinho e é o novo menino querido dos fanáticos da net.  

Thunderbird (Windows / Mac) - Para quem ainda usa o email. 

Adium (Mac) / Pidgin (Windows / Mac) - Todas os sistemas de mensagens instantâneas, seja o do Facebook, o Google Talk, ou o Windows Live Messenger, num só local.  

 

Imagem e Fotografia
Picasa (Windows / Mac) - Todos os sistemas operativos oferecem, de origem, uma solução para se catalogarem todas as imagens que estão no computador. Nenhuma dessas propostas é tão boa quanto o Picasa.

Paint.NET (Windows) / Gimp (Windows / Mac) - Para os artistas da imagem que querem fazer algo mais do que apenas dar um cortezinho numa fotografia.  

 

Documentos 
LibreOffice (Windows / Mac) - O Office da Microsoft é caríssimo. O LibreOffice antes dava pelo nome de Open Office e é a mais interessante alternativa. Principalmente se atendermos ao preço. 

Google Docs (Internet) - Para quem trabalha sempre ligado à web, o Docs da Google é uma excelente solução. Já há anos que os Mundos Digitais (e quase todas as minhas outras reportagens) são escritos ali. 

 

Segurança
Microsoft Security Essentials (Windows) - Anti-virus e anti-outras pestilências gratuito, cortesia da Microsoft. 

Prey (Online) - Depois de instalado o Prey fica silenciosamente à espera do dia em que venha a ser necessário. Se alguma vez perder ou lhe roubarem o computador este programa trata de lhe dizer onde é que está e de tirar fotografias de quem estiver a usar o PC. Depois é uma questão de tentar a sorte ou passar o caso à polícia. 

KeePass (Windows / Mac) - Este programa guarda-lhe todas as palavras passe e códigos de forma a não ter que se lembrar deles se esquecer de nenhum deles.


Fonte: Blogue " Mundo Digital " por Rui Tukayana.



Mais informações acerca da lista CLUSTER