ARLA/CLUSTER: Descargas electricas

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2011 - 00:47:27 WET

Boas colega.

Uma maneira simples de evitar uma avaria de um radio em caso de descarga é
simplesmente desligar o cabo do rádio e afastá-lo suficientemente.
Mas para proteger a habitação é mais complicado. Se as antenas estiverem a
uma distancia grande do telhado, basta ligar o suporte das mesmas à Terra.

Assim qualquer descarga escoará pelo cabo de terra (deve ser grosso) e não
pelas paredes da casa (o raio tentaria entrar pela parede para as vigas de
ferro...)

73 de CR7ABR
Renato